O que um designer estará projetando em 2065? Inquietações e contribuições do Laboratório de Arte Eletrônica

Rejane Spitz

Resumo


Ao longo das ultimas décadas, a Mídia Digital ganhou espaço e se consolidou como campo essencial do Design. Hoje, além de conhecer as diversas tecnologias digitais e de estar apto a lidar com as constantes mudanças tecnológicas, um designer precisa ser também capaz de vislumbrar, propor e desenvolver cenários futuros imprevisíveis. Neste artigo discutimos as origens do ensino de Mídia Digital nas Artes & Design, destacando o pioneirismo do Laboratório de Arte Eletrônica (LAE) da PUC-Rio, espaço interdisciplinar de pesquisa e produção de projetos digitais. Apresentamos os aspectos teóricos e metodológicos que norteiam os projetos do LAE e discutimos sua contribuição acadêmica. A partir da análise do cenário atual e prospecções sobre o futuro, sublinhamos, em conclusão, a importância da formação de profissionais de Design capacitados a atuar de forma crítica, inclusiva, inovadora, eficiente e responsável, para a construção de um futuro no qual as mídias digitais estejam sempre a serviço da melhoria da qualidade de vida.


Palavras-chave


design, mídia digital, arte eletrônica, educação

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DOI: https://doi.org/10.35522/eed.v28i2.994

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