Submissões

Submissões Online

Já possui um login/senha de acesso à revista Estudos em Design?
Acesso

Não tem login/senha?
Acesse a página de cadastro

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso.

 

Diretrizes para Autores

(1) Os artigos enviados à revista devem ser originais e não podem ser submetidos para avaliação em outra revista.

(2) Toda identificação de autoria do trabalho deve ser removida do artigo submetido – REVISÃO CEGA – a identificação dos autores só deverá ser incluída na versão final para publicação após a avaliação.

(3) Os artigos devem ter entre 3.000 e 6.000 palavras, incluindo subtítulos, notas de rodapé e referências, conforme as características definidas no template.

(4) Os artigos devem incluir: título do trabalho em português (ou espanhol) e inglês; resumo com um mínimo de 100 e um máximo de 200 palavras em português (ou espanhol) e inglês (abstract); de três a cinco palavras-chave em português (ou espanhol)  e inglês (keywords). Se for originalmente redigido em inglês ou espanhol, o artigo deve obrigatoriamente ter um resumo e palavras-chave em português.

(5) Ilustrações de qualquer natureza (gráficos, tabelas, fotografias, esquemas, gravuras, croquis) são denominadas “Figura” e devem ser numeradas sequencialmente (1, 2, 3...).

(5.1) A legenda deve apresentar também os dados da fonte de referência da ilustração, por exemplo, Fonte: Autor (data, p. xx).

(5.3) Fotos e desenhos devem respeitar a Lei de Direitos Autorais vigente no Brasil, sendo aceitas, portanto, apenas imagens (a) de autoria do(s) próprio(s) autor(es) do artigo, (b) de direito comum, com mais de 70 anos desde sua publicação original (nesse caso, a data deve estar indicada na legenda), ou (c) imagens livres de direito (por exemplo, Creative Commons e Wikicommons).

(6) O artigo deve ter no máximo três autores. Não será publicado mais de 01 artigo de autor ou coautor em uma mesma edição.

(7) Formatação: ver template.

Aspectos gerais 

Formato da página e margens

Os artigos devem ser enviados no formato WORD.

Formato A4 (21 x 29.7cm) na orientação retrato

Margens: Superior 2,5 cm; Inferior 2,5 cm; Interna 3,0 cm; Externa 3,0 cm

Espacejamento

Para o título do artigo: Espacejamento entre linhas simples.

Para o corpo do texto: exatamente 16pt, depois de cada parágrafo: 6pt

Indentação

Títulos e subtítulos não são indentados, pois indicam o começo de uma seção ou subseção do documento.

Os demais parágrafos devem ter sua primeira linha indentada em 0.5cm

Alinhamento

Para os títulos e subtítulos: alinhados à esquerda

Para o corpo do texto: justificado

Para figuras, tabelas e legendas: centralizado

(8) As Referências, assim como as citações, devem respeitar rigorosamente as indicações do template. Também podem ser consultadas as  Referências bibliográficas nas Normas da ABNT - Citações e Referências Bibliográficas. Disponível em: https://www2.unifap.br/alexandresantiago/files/2012/03/Normas-da-ABNT.pdf.

(9) No ato da submissão do artigo deverá ser pago o valor de R$280,00 (duzentos e oitenta  reais), referente a taxa de submissão. Acesse ou copie o link PAGSEGURO: https://pag.ae/7VEeh_zS3

(10) A cópia digitalizada do recibo de pagamento da taxa de submissão de artigo deverá ser anexada como documento suplementar na página de submissão do artigo.

(11) Eventuais dúvidas podem ser esclarecidas pelo e-mail edesign@puc-rio.br.

 

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  1. A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  2. Para os artigos entrarem em processo de avaliação, os autores deverão pagar uma taxa de submissão no valor de R$ 280,00 (duzentos e oitenta reais). O pagamento dessa taxa corresponde ao custeio dos valores referentes à manutenção da revista.

    Submissão de artigo: 280,00 (BRL). Acesse ou copie o link do PAGSEGURO para pagar a taxa de submissão:

    https://pag.ae/7VEeh_zS3

    Adicione o recibo de pagamento da taxa no campo DOC Suplementar. (Docs. sup.) do sistema.

  3. Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega foram seguidas.

 

Declaração de Direito Autoral

Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:

  1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a licença Creative Commons Atribuição - NãoComercial 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
  2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
  3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).

 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.

 

Taxas para autores

Este periódico cobra as seguintes taxas aos autores.

Submissão de artigo: 280,00 (BRL)

Acesse ou copie o link do PAGSEGURO para pagar a taxa de submissão:

https://pag.ae/7VEeh_zS3

Adicione o recibo de pagamento da taxa no campo DOC Suplementar. (Docs. sup.)

Não são cobradas taxas para a publicação do artigo.