Bauhaus e o estilo moderno

Felipe Kaizer

Resumo


Neste artigo, investiga-se o uso ambíguo dos termos “estilo” e “arquitetura” em alguns escritos de Walter Gropius enquanto proponente, diretor e ex-diretor da escola alemã Bauhaus. Procura-se revelar nos debates sobre o papel social da arte no século XIX as origens do sentido arquitetônico de estilo presente nesses escritos. Ademais, identifica-se a transformação desses conceitos na assimilação dos preceitos da Bauhaus e do Movimento Moderno nos Estados Unidos. Em suma, o apelo às noções de “estilo Bauhaus” e “estilo internacional” contrapõe-se substancialmente às proposições originais de Gropius. Sugere-se afinal uma retomada do estudo da reforma social da arte inglesa como etapa indispensável à compreensão do processo histórico que levou à criação da Bauhaus.


Palavras-chave


Design e Arquitetura, Movimento Moderno, História das Ideias

Texto completo:

PDF

Referências


ARGAN, Giulio Carlo. A arte moderna na Europa: de Hogarth a Picasso [1983]. Tradução de Lorenzo Mammì. São Paulo: Companhia das Letras, 2010.

BAYER, Herbert; GROPIUS, Ise; GROPIUS, Walter. Bauhaus: 1919-1928. New York: Museum of Modern Art, 1938.

FRAMPTON, Kenneth. História crítica da arquitetura moderna [1980]. Tradução de Jefferson Luiz Camargo. São Paulo: Martins Fontes, 1997.

GROPIUS, Walter. Programm des staatlichen Bauhauses in Weimar. München: Bauhausverlag, 1919.

GROPIUS, Walter. Idee und Aufbau des staatlichen Bauhauses Weimar. München: Bauhausverlag, 1923.

GROPIUS, Walter. Scope of total architecture. New York: Harper & Row, 1955.

JOHNSON, Philip; HITCHCOCK, Henry-Russell. The International Style. New York: W. W. Norton, 1932.

KENTGENS-CRAIG, Margret. The Bauhaus and America: first contacts, 1919-1936 [1993]. Cambridge, Massachusetts: The MIT Press, 1999.

PEVSNER, Nikolaus. Pioneers of modern design: from William Morris to Walter Gropius [1936/1949]. Bath: Palazzo, 2011.

PUGIN, Augustus W. N. Contrasts, or, A parallel between the noble edifices of the fourteenth and fifteenth centuries, and similar buildings of the present day. London: St. Marie’s Grange, 1836.

PUGIN, Augustus W. N. An apology for the revival of Christian architecture in England. Edinburgh: John Grant, 1895.

PULOS, Arthur. American design ethic: a history of industrial design to 1940. Cambridge, Massachusetts: The MIT Press, 1983.

ROMANS, Mervyn (ed.). Histories of Art and Design Education: Collected Essays. Bristol: Intellect Books, 2005.

SEMPER, Gottfried. Wissenschaft, Industrie und Kunst. Braunschweig: Friedrich Vieweg und Sohn, 1852.

WICK, Rainer. Pedagogia da Bauhaus [1982]. Tradução de João Azenha Jr. São Paulo: Martins Fontes, 1989.

WILLIAMS, Raymond. Culture and society, 1780-1950 [1958]. Garden City, New York: Doubleday & Company, 1960.

WINGLER, Hans Maria. The Bauhaus: Weimar, Dessau, Berlin, Chicago [1962]. Cambridge, Massachusetts: The MIT Press, 1978.




DOI: https://doi.org/10.35522/eed.v28i2.985

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2020 Felipe Kaizer

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - NãoComercial 4.0 Internacional.

Revista Estudos em Design, Rio de Janeiro, RJ, Brasil, ISSN Impresso: 0104-4249, ISSN Eletrônico: 1983-196X

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.