Design e o ensino da Geometria no Brasil: das Provas de Habilidades Específicas à matriz curricular do curso de Design da Universidade de São Paulo

Frederico Braida, Rodolfo Eduardo Vertuan, Rodrigo Manoel Dias Andrade

Resumo


Este artigo tem por objetivo principal apresentar uma reflexão sobre as relações entre o campo do Design e o ensino da Geometria, a partir das Provas de Habilidades Específicas para o curso de graduação em Design. Metodologicamente, a partir de uma pesquisa qualitativa, bibliográfica e documental, foi enfocado o conteúdo geométrico nas provas aplicadas pela Universidade de São Paulo (USP) de 2006 a 2016, estabelecendo correlações entre tal conteúdo e a abordagem da Geometria tanto na Base Nacional Comum Curricular quanto nas Diretrizes Curriculares Nacionais para o curso de Design e no Projeto Pedagógico do Curso de Design da USP. Ao final, à guisa de conclusão, pode-se afirmar que as discussões decorrentes das análises empreendidas neste artigo evidenciam a necessidade permanente de se refletir criticamente sobre as habilidades e competências em Geometria demandadas aos ingressantes no curso de Design e contempladas durante a formação no Ensino Superior.

 


Palavras-chave


Geometria, Design, Provas de Habilidades Específicas

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DOI: https://doi.org/10.35522/eed.v27i3.776

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