Design e o ensino da Geometria no Brasil: das Provas de Habilidades Específicas à matriz curricular do curso de Design da Universidade de São Paulo
Resumo
Este artigo tem por objetivo principal apresentar uma reflexão sobre as relações entre o campo do Design e o ensino da Geometria, a partir das Provas de Habilidades Específicas para o curso de graduação em Design. Metodologicamente, a partir de uma pesquisa qualitativa, bibliográfica e documental, foi enfocado o conteúdo geométrico nas provas aplicadas pela Universidade de São Paulo (USP) de 2006 a 2016, estabelecendo correlações entre tal conteúdo e a abordagem da Geometria tanto na Base Nacional Comum Curricular quanto nas Diretrizes Curriculares Nacionais para o curso de Design e no Projeto Pedagógico do Curso de Design da USP. Ao final, à guisa de conclusão, pode-se afirmar que as discussões decorrentes das análises empreendidas neste artigo evidenciam a necessidade permanente de se refletir criticamente sobre as habilidades e competências em Geometria demandadas aos ingressantes no curso de Design e contempladas durante a formação no Ensino Superior.
Palavras-chave
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PDFDOI: https://doi.org/10.35522/eed.v27i3.776
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Revista Estudos em Design, Rio de Janeiro, RJ, Brasil, ISSN Impresso: 0104-4249, ISSN Eletrônico: 1983-196X
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