Seis eixos para uma filosofia do design

Marcos Beccari, Daniel B. Portugal, Stephania Padovani

Resumo


Este artigo apresenta uma proposta de organização de aspectos filosóficos do Design, por meio de seis eixos de reflexão. Nosso intuito é fornecer subsídios a uma Filosofia do Design que prescinda de modelos teóricos unificados. Em um primeiro momento, assumimos uma posição de afastamento em relação a propostas já existentes no âmbito da filosofia do design, em especial aquelas de cunho analítico, prescritivo e totalizante. Em seguida, apresentamos a proposta de uma filosofia do design multiplicadora, e os seis eixos reflexivos a ela relacionados são delineados. Por fim, apontamos algumas questões e propostas relevantes para cada eixo, recorrendo a referenciais que julgamos pertinentes. A ideia geral, portanto, é a de promover, por meio dos seis eixos, reflexões em design visualizadas a partir de diferentes ângulos filosóficos.


Palavras-chave


Filosofia do Design, Perspectiva Humanística, articulação criativa.

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DOI: https://doi.org/10.35522/eed.v25i1.432

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Revista Estudos em Design, Rio de Janeiro, RJ, Brasil, ISSN Impresso: 0104-4249, ISSN Eletrônico: 1983-196X

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