O rótulo é a cerveja: uma análise semiótica do conteúdo

Jader Mattos, Frederico Braida, Vera Lúcia Nojima

Resumo


Este artigo aborda o tema da linguagem inovadora dos rótulos de cervejas artesanais contemporâneas. O principal objetivo é descrever os procedimentos adotados durante a fase de análise dos dados coletados em uma pesquisa, a qual se desenvolveu sob a perspectiva de uma análise de conteúdo não-verbal, tendo como viés as dimensões semióticas da linguagem (sintática semântica e pragmática), cujo lastro teórico encontra-se em Charles Sanders Peirce e em Charles William Morris. Também foram levadas em conta as técnicas de análise de conteúdo propostas por Laurence Bardin. A partir das análises, foi possível levantar os signos presentes nos rótulos de cervejas, tratados como unidades de registro, os quais são de extrema importância para o campo do Design gráfico. Ao final, chegou-se à constatação da existência de dois grupos de rótulos cervejas bem definidos: em um extremos, estão aqueles que apresentam os signos recorrentemente presentes nos rótulos de cervejas, os quais podem ser chamados de tradicionais; do outro lado, estão aqueles que, ao refutarem a inserção dos signos tradicionais, buscam uma linguagem inovadora.

Palavras-chave


Rótulos de cervejas, Análise de conteúdo, Análise Semiótica, Linguagem

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DOI: https://doi.org/10.35522/eed.v24i3.383

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Revista Estudos em Design, Rio de Janeiro, RJ, Brasil, ISSN Impresso: 0104-4249, ISSN Eletrônico: 1983-196X

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