O processo criativo para o designer de moda

Lucia Kratz

Resumo


O presente estudo tem objetivo de analisar os Designers de Moda, no que diz respeito à sua trajetória e identidade em relação ao seu trabalho. Trata-se de um estudo de caso de caráter descritivo e exploratório, desenvolvido com 11 Designers de Moda. Seus objetivos específicos foram: levantar a identidade e a trajetória profissional, os sentidos que atribuem à sua profissão, à arte e ao mercado e seu trabalho como processo criativo. Utilizou-se de entrevistas individuais, que foram analisados pela análise gráfica do discurso. Evidenciou-se que a arte e a criação estão intimamente relacionadas e que ocorreu a identificação entre a arte e o trabalho do designer. O processo de sublimação indica que conseguem lidar de forma saudável com as dificuldades enfrentadas. As teorias contribuíram para a análise das interfaces entre o processo de criação e arte com as demandas do mercado consumidor e com a prática profissional.

Palavras-chave


Identidade; Trabalho; Arte

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DOI: https://doi.org/10.35522/eed.v24i1.302

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