Representações Gráficas de Síntese (RGS) como artefatos cognitivos para aprendizagem colaborativa

Stephania Padovani, Adriano Heemann

Resumo


No presente estudo, buscamos tornar o processo de ensino-aprendizagem de teorias relacionadas ao Design Centrado no Usuário (DCU), em nível de pós-graduação, mais colaborativo. Para tanto, valemo-nos de Representações Gráficas de Síntese (RGS) como artefatos cognitivos para fomentar discussão e revisão de conteúdos apresentados em aulas expositivas. Nossa proposta é que as RGSs não sejam apenas passivamente observadas pelos estudantes em textos ou aulas expositivas. Pelo contrário, a proposta aqui visa que os estudantes participem ativamente de sua produção, análise e discussão. Neste artigo, abordamos esta experiência de produção de RGSs, apresentando, inicialmente, a fundamentação teórica para a proposta das RGSs coletivas, seguida pela descrição da dinâmica de produção/análise/discussão das RGSs. Por fim, sintetizamos os resultados de um questionário respondido por 37 alunos de mestrado e doutorado em Design que participaram da dinâmica envolvendo as RGSs em sala de aula.


Palavras-chave


Representação gráfica; Aprendizagem colaborativa; Ensino de design

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DOI: https://doi.org/10.35522/eed.v24i1.296

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Revista Estudos em Design, Rio de Janeiro, RJ, Brasil, ISSN Impresso: 0104-4249, ISSN Eletrônico: 1983-196X

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