A jornada histórica do usuário: de Frederick Taylor a Donald Norman

Gustavo Alves Machado, Felipe Kaizer

Resumo


esumo Este artigo investiga a formação histórica do “usuário” no campo do design, desde os estudos sobre a eficiência no trabalho doméstico e fabril do século XIX até a cultura digital contemporânea. O artigo revisita textos de Taylor, Dreyfuss e McKim, destacando a evolução da figura do operário para a do “usuário”, marcada por preocupações com ergonomia, cognição e usabilidade. O artigo investiga também o papel da computação, especialmente do Xerox PARC e da Apple, na consolidação da vertente do design centrado no usuário no mundo da tecnologia, e de organizações como a IDEO na popularização dessa vertente no mundo corporativo. A seguir, recorre aos escritos de Donald Norman em busca de evidências da relevância do usuário no discurso acadêmico e profissional do design. Ao final, propõe que o discurso do usuário constitui hoje um fenômeno estruturante do design contemporâneo.

Palavras-chave


História do design; Teoria do design; Design centrado no usuário; Discurso do design.

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DOI: https://doi.org/10.35522/eed.v33i3.2227

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Revista Estudos em Design, Rio de Janeiro, RJ, Brasil, ISSN Impresso: 0104-4249, ISSN Eletrônico: 1983-196X

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