Design orientado para a emoção: Validação com adaptação transcultural do PrEmo®

Ana Laura Alves, Gerusa Ferreira Lourenço, Luis Carlos Paschoarelli

Resumo


Designers têm aplicado conhecimento orientado por emoção no processo de design de produtos e serviços usando métodos e ferramentas para coletar dados e orientar sua interpretação. Contudo, faz-se necessário validá-los para evitar interpretações errôneas e insights tendenciosos. Este estudo teve como objetivo conduzir o primeiro processo de validação doPrEmo®(versão estática) no Brasil. A amostra incluiu 692 participantes (18 - 80 anos). Os resultados mostraram que a taxa de reconhecimento para valência pretendida obteve bons resultados, mas não atingiu um nível confiável em relação à emoção pretendida. Com base nos resultados, identificou-se quais personagens doPrEmo® precisam de aperfeiçoamento, bem como definiu-se algumas diretrizes ou estratégias para interpretar os dados emocionais coletados pelo instrumento com mais precisão.


Palavras-chave


Emoção, Mensuração emocional humana, Instrumento de autorrelato não verbal, Validação transcultural, Design Emocional

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DOI: https://doi.org/10.35522/eed.v33i2.2186

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