Design e inovação em contexto de ensino-aprendizagem

Cristina Portugal, Mônica Moura

Resumo


Este artigo apresenta parte do resultado de uma pesquisa de pós-doutoramento cujo projeto intitula-se “Design de Hipermídia envolvido com a Experiência do Usuário”. A discussão que será empreendida neste artigo parte do princípio que o uso de um ambiente hipermidiático voltado para o campo do Design pode facilitar o processo de ensino-aprendizagem em um curso de graduação em Design. O tema que norteia o artigo parte da seguinte questão: se o ensino e a formação em design não possibilitam o acesso, o envolvimento e o conhecimento das tecnologias em sua base primordial que profissionais e pesquisadores estamos formando para o futuro próximo? Para tanto este artigo apresenta uma reflexão sobre o uso de um ambiente digital por meio do relato de uma experiência realizada do uso de livro digital hipermídia “Design, Educação e Tecnologia” como recurso pedagógico em cursos de graduação em Design, seus resultados e as observações sobre questões que envolvem a interatividade e a experiência do usuário. A metodologia adotada tem um viés qualitativo, desenvolveu-se nos moldes de uma pesquisa exploratória, sob a forma de um estudo de caso, foram aplicadas palestras, dinâmicas e oficinas para a observação, aplicação de questionário e análise dos resultados encontrados.

Palavras-chave


Design, Interatividade, Experiência do usuário, Ensino-aprendizagem

Texto completo:

PDF

Referências


BELLONI, Maria Luiza. Educação a Distância. Campinas: autores associados, 1999.

BONSIEPE, Gui. Design, Cultura e Sociedade. São Paulo: Edgar Blucher, 2011.

_______.Design do material ao digital. Florianópolis: FIESC/IEL, 1997.

COUTO, Rita. M. S. Prefácio In: Portugal, C. Design, Educação e Tecnologia. Rio de Janeiro: Rio Books, (2013).

_______. Movimento Interdisciplinar de Designers Brasileiros em Busca de Educação Avançada”. 280 p. Tese (Doutorado em Educação), Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 1997.

DOMINGUES, Iana. (org.). N. SÃO PAULO: UNESP, 1997.

____________. Criação e interatividade na ciberarte. São Paulo: Experimento, 2002.

EFLAND, Arthur d.; FRIEDMAN, Kerry e STUHR, Patricia. Educación y el arte posmoderno. barcelona: paidos, 2003.

GAMBA JR. Nilton. 4º capa. In: Portugal, C. Design, Educação e Tecnologia. Rio de Janeiro: Rio Books, (2013).

LAW, E., ROTO, V., HASSENZAHL, M., VERMEEREN, A., KORT, J.: Understanding, Scoping and Defining User Experience: A Survey Approach. In: Proceedings of Human Factors in Computing Systems conference, CHI’09. 4–9 April 2009, Boston, MA, USA, 2009.

LEÃO, Lúcia. O labirinto da hipermídia. São Paulo: Iluminuras, 1999.

______. A estética do labirinto. São Paulo: Anhembi Morumbi. 2002.

MOGGRIDGE, Bill. Designing Interection. Cambridge: MIT Press, 2007. Disponível em; http://www.eca.usp.br/prof/moran/dist.htm. Acesso em 2008.

MOURA. Mônica. Design de Hipermídia. Tese (Doutorado). Programa de Pós Graduação em Comunicação e Semiótica. PUC/SP, 2003.

________. Design de hipermídia: novo campo e ação no ensino, na aprendizagem e na formação profissional. Disponível em: http://www.designdehipermidia.com.br/dh_mm/2/2.htm. Acesso em 18 jan. 2013.

________ Design, Criação e Tecnologia. Disponível em: http://designdehipermidia.com.br/mm/tecno/tecno.htm. Acesso em 18 jan. 2013.

PORTUGAL, Cristina. Design, educação e tecnologia: Rio de Janeiro: Rio Books, 2013

PORTUGAL, Cristina. Design, educação e tecnologia (online): Rio de Janeiro: Rio Books, Disponível em: www.design-educacao-tecnologia.com Acesso 27 abr. 2014. PORTUGAL, Cristina e COUTO, Rita. Educational Suport for Hypermedia Design..International Journal of Modern Education and Computer Science (IJMECS), v. 4, nº 6, p. 9-16, 2012.

______. Design em ambientes de hipermídia. IN: anais 10º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design, São Luís (MA), 2012.

PREECE, Jenny; ROGERS, Yvonne e SHARP, Helen. Design de interação: além da interação homem-computador. Porto Alegre: Bookman, 2005.

SANTAELLA, Lucia. Navegar no ciberespaço: o perfil cognitivo do leitor imersivo. São Paulo: Paulus, 2004 3a. edição, 2009.

SHEDROFF, Nathan. Information interaction Design: a unified field theory of Design. Disponível em: <http://www.nathan.com/thoughts/unified/>. Acesso em: 05 fev. 2010.




DOI: https://doi.org/10.35522/eed.v22i2.163

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2020 Cristina Portugal, Mônica Moura

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - NãoComercial 4.0 Internacional.

Revista Estudos em Design, Rio de Janeiro, RJ, Brasil, ISSN Impresso: 0104-4249, ISSN Eletrônico: 1983-196X

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.