Design e inovação em contexto de ensino-aprendizagem

Cristina Portugal, Mônica Moura

Resumo


Este artigo apresenta parte do resultado de uma pesquisa de pós-doutoramento cujo projeto intitula-se “Design de Hipermídia envolvido com a Experiência do Usuário”. A discussão que será empreendida neste artigo parte do princípio que o uso de um ambiente hipermidiático voltado para o campo do Design pode facilitar o processo de ensino-aprendizagem em um curso de graduação em Design. O tema que norteia o artigo parte da seguinte questão: se o ensino e a formação em design não possibilitam o acesso, o envolvimento e o conhecimento das tecnologias em sua base primordial que profissionais e pesquisadores estamos formando para o futuro próximo? Para tanto este artigo apresenta uma reflexão sobre o uso de um ambiente digital por meio do relato de uma experiência realizada do uso de livro digital hipermídia “Design, Educação e Tecnologia” como recurso pedagógico em cursos de graduação em Design, seus resultados e as observações sobre questões que envolvem a interatividade e a experiência do usuário. A metodologia adotada tem um viés qualitativo, desenvolveu-se nos moldes de uma pesquisa exploratória, sob a forma de um estudo de caso, foram aplicadas palestras, dinâmicas e oficinas para a observação, aplicação de questionário e análise dos resultados encontrados.

Palavras-chave


Design, Interatividade, Experiência do usuário, Ensino-aprendizagem

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DOI: https://doi.org/10.35522/eed.v22i2.163

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