Interdisciplinaridade: questões quanto à pesquisa e à inovação em design

Virginia Borges Kistmann

Resumo


Este artigo apresenta uma discussão teórica a respeito do conceito de inovação e a atividade de design, sob o ponto de vista da interdisciplinaridade. As inovações ocorrem quando um novo processo, produto ou serviço é introduzido no mercado ocasionando uma vantagem competitiva para a empresa que a desenvolve. Porém, as inovações radicais ocorrem quando os investimentos no desenvolvimento acontecem a partir do cruzamento de informações não operadas teoricamente ou praticamente no setor. Neste sentido, a interdisciplinaridade é um ponto determinante para o design de novos produtos. Com isso, este estudo buscou relacionar a inovação e a interdisciplinaridade na busca por contribuir para uma epistemologia para o campo do design. Os resultados destacam a formação, a partir desse quadro, de uma quasi ciência de base tecnológica, com o caráter de uma interdisciplinaridade instrumental.

Palavras-chave


gestão de design, inovação e design, interdisciplinaridade e design

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DOI: https://doi.org/10.35522/eed.v22i3.122

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Revista Estudos em Design, Rio de Janeiro, RJ, Brasil, ISSN Impresso: 0104-4249, ISSN Eletrônico: 1983-196X

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