Identificando a origem de fontes tipográficas a partir de um catálogo de tipos: o repertório do Specimen de Tipos da Tipografia Hennies Irmãos
Resumo
Muitos tipos circularam em São Paulo desde a instalação da primeira oficina tipográfica, em 1827, mas são escassos os registros e estudos sobre seu design. Este artigo aborda o repertório tipográfico da Tipografia Hennies Irmãos, oficina fundada em 1891 por imigrantes alemães, apresenta os métodos adotados para identificar as fundidoras que originalmente produziram estas fontes, expõe e discute os resultados da investigação. O estudo foi realizado a partir do catálogo Specimen de Tipos, Vinhetas, etc., publicado pela empresa na primeira metade do século XX. Os resultados demonstraram que parte significativa das fontes tipográficas utilizadas pelos Hennies neste período tiveram como origem a Alemanha.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFReferências
ARAGÃO, Isabella. Um breve panorama dos catálogos de tipos das fundidoras Funtimod e Manig. In: 9º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design 2010, 2010, São Paulo. Anais do 9 Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design 2010. São Paulo: PPG em Design, Universidade Anhembi Morumbi, AEND-Brasil, 2010.
ARAGÃO, Isabella. Tipos móveis de metal da Funtimod: contribuições para a história tipográfica brasileira. 2016. 282p. Tese de Doutorado. Universidade de São Paulo, São Paulo, 2016.
ARAGÃO, Isabella; FARIAS, Priscila; CUNHA LIMA, Edna. Um estudo sobre catálogos de tipos de fundidoras brasileiras dos séculos 19 e 20. In: COUTINHO, Solange et al. (org.). Anais do 6º Congresso Internacional de Design da Informação, 5º InfoDesign Brasil, 6º CONGIC. São Paulo: Blucher Design Proceedings, n.2, v.1, 2014.
ARAGÃO, Isabella; FARIAS, Priscila. Identificando tipos móveis: metodologia para o estabelecimento da origem do design das faces tipográficas da Funtimod. In: Estudos em Design. Revista (online). Rio de Janeiro, v. 25, n. 2, p. 122-144, 2017. Semestral.
COLES, Stephen. Pre-digital Type Specimens: Aggregation, Examination, and Dissemination. Montréal: ATypI, Association Typographique Internationale, 2017. Disponível em: . Acesso em: 17, jun. 2020.
CUNHA LIMA, Edna; ARAGÃO, Isabella; FARIAS, Priscila. Describing movable type specimens: a contribution to Brazilian (tipo)graphic memory. In: Fadel, L. et al. (org.). Selected Readings of the 5th Information Design International Conference: research and practice. Florianópolis: SBDI, p. 233-249. 2013.
FARIAS, Priscila; ARAGÃO, Isabella; CUNHA LIMA, Edna. Unraveling aspects of Brazilian design history through the study of 19th century almanacs and type specimens. In: DRS 2012 Bangkok. Bangkok, Thailand: Chulalongkorn University, 2011.
FARIAS, Priscila L. et al. Designing the early history of typography in Brazil, starting from printing in São Paulo. In: Back to the Future. The Future in the Past [Proceeding Book - Type and Histories: Past and Present Issues of Type and Book Design]: ICDHS 10th + I Conference. Barcelona, ICDHS 10th + I, 2018.
FUNTYMOD. Fundição de typos modernos Ltda. (Catálogo I). São Paulo: Funtymod, [1937?]. Fonte: acervo pessoal de Isabella R. Aragão.
_____. (Catálogo II). São Paulo, Funtymod, [entre 1937 e 1942]. Fonte: acervo pessoal de Isabella R. Aragão.
FUNTIMOD. Fundição de tipos modernos S. A. (Catálogo III). São Paulo, Funtimod, [entre 1950 e 1956]. Fonte: acervo pessoal de Isabella R. Aragão.
_____. (Catálogo IV). São Paulo, Funtimod, [entre 1956 e 1958]. Fonte: acervo pessoal de Isabella R. Aragão.
FUNTIMOD S. A. Máquinas e materiais gráficos. (Catálogo V). São Paulo, Funtimod S. A., [entre 1958 e 1963]. Fonte: acervo pessoal de Isabella R. Aragão.
GRAY, Nicolette. XIXth century ornamented types and title pages. Londres: Faber and Faber, 1951, 213 p.
H. BERTHOLD, Messinglinienfabrik und Schriftgiesserei A. G. Schriften und Ornamente: Messing-Universalblatt und Vignetten. Spezial-Kataloge: Über messing-erzeugnisse, sowie russische, griechische und orientalische schriften stehen interessenten zu diensten. Berlin SW, (sem data). Acervo: Família Hennies.
HELLER, Steven; FILI, Louise. Typology: Type Design from the Victorian Era to the Digital Age. San Francisco: Chronicle Books, 1999. 196p.
HENNIES IRMÃOS & CIA. Catálogo. São Paulo: Tipografia, Encadernação, Pautação, Hennies Irmãos & Cia, 1930. Acervo: Família Hennies.
HENNIES & CIA. Specimen de tipos, vinhetas, etc. São Paulo: Tipografia, Encadernação, Pautação, Hennies & Cia, (sem data). Acervo: Família Hennies.
HERRMANN, Ralf. Letter Library: the online archive of type specimens. Weimar, (sem data). Disponível em: . Acesso em: 03, jun. 2020.
LETTERFORM ARCHIVE. Online Archive. San Francisco, (sem data). Disponível em: . Acesso em: 03, jun. 2020.
LUC DEVROYE. School of Computer Science, McGill University: Montreal, Canada, (sem data). Disponível em: . Acesso em: 03, jun. 2020.
MCNEIL, Paul. The Visual History of Type. Londres: Laurence King Publishing, 2017, 672p.
MCGREW, Mac. American Metal Typefaces of the Twentieth Century. Newcastle: Oak Knoll Books, 1993, 376p.
MEGGS, Philip; PURVIS, Alston. História do Design Gráfico. São Paulo: Cosac Naify, 2009, 720p.
PAVILLON-PRESSE WEIMAR, Printing Museum. The Library. Weimar, (sem data). Disponível em: . Acesso em: 03, jun. 2020.
PIAIA, Jade S. Sr. Waldemar Hennies em 20/11/2018, domingo à tarde. Entrevista. Campinas, São Paulo, 2018. Transcrição não publicada.
PIAIA, Jade S. Sr. Waldemar Hennies em 20/02/2020, sábado à tarde. Entrevista. Campinas, São Paulo, 2020. Transcrição não publicada.
REICHARDT, Hans. [compilado por]. Internationales Verzeichnis der Bleisatz-Schriften / International Index of Hot-Metal Typefaces. Frankfurt am Main: Klingspor Museum, 2011. Disponível em: . Acesso em: 03, jun. 2020.
REICHARDT, Hans. Typedesigner and Punchcutter from Gutenberg until today / Schriftkünstler und Stempelschneider von Gutenberg bis zur Gegenwart. Frankfurt am Main: Klingspor Museum, 2020. Disponível em: . Acesso em: 03, jun. 2020.
JONG, Cees W. de; PURVIS, Alston W.; THOLENAAR, Jan. Type, A Visual History of Typefaces and Graphic Styles. Vol. 1. Köln: Taschen, 2009. 360p.
JONG, Cees W. de; PURVIS, Alston W.; THOLENAAR, Jan. Type, A Visual History of Typefaces and Graphic Styles. Vol. 2. Köln: Taschen, 2010. 360p.
VEREIN DER SCHRIFTGIESSEREIEN. VdS Kartei Teil A-Z. Frankfurt am Main: Klingspor Museum, (sem data). Disponível em: . Acesso em: 03, jun. 2020.
WETZIG, Emil. Handbuch der Schriftarten. Leipzig, Albrecht Seemann Verlag, 1926, 296p. Nachträge 1927, 1929, 1930, 1933/1935, 1936/1937, und 1938/1939. Disponível em: . Acesso em: 02, dez. 2019.
DOI: https://doi.org/10.35522/eed.v29i2.1207
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2021 Jade Samara Piaia, Priscila Lena Farias
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - NãoComercial 4.0 Internacional.
Revista Estudos em Design, Rio de Janeiro, RJ, Brasil, ISSN Impresso: 0104-4249, ISSN Eletrônico: 1983-196X
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.