Modelo teórico para diagnóstico da transparência em serviços: uma proposta para o setor de alimentos

Marcella Lomba Nicastro, Aguinaldo dos Santos

Resumo


A transparência é um dos princípios fundamentais para possibilitar o desenvolvimento sustentável, sendo necessária a comunicação plena das práticas sociais, ambientais e econômicas associadas às escolhas do consumidor. As tecnologias digitais expandiram as possibilidades de aumentar o nível de transparência em produtos e serviços. Embora a transparência tenha sido apontada como uma prioridade nas agendas de inovação, ainda há uma falta de compreensão do seu potencial de aplicação no Design de Serviço. Os autores investigaram o tema dentro do setor de alimentos, empregando como método a Design Science Research integrada à Revisão Bibliográfica, Estudo de Casos Múltiplos e Design Etnográfico. O principal resultado da pesquisa é a proposta de um modelo teórico para avaliar e incorporar a transparência rumo à sustentabilidade em serviços digitais no setor de alimentos.


Palavras-chave


Transparência, Design de Serviço, Serviço Digital, Sustentabilidade, Alimentação.

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DOI: https://doi.org/10.35522/eed.v29i1.1149

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Revista Estudos em Design, Rio de Janeiro, RJ, Brasil, ISSN Impresso: 0104-4249, ISSN Eletrônico: 1983-196X

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