Capas de disco do rock brasileiro dos anos 1980 e o pós-modernismo

Paulo Eduardo Moretto, Priscila Lena Farias, Marcos da Costa Braga

Resumo


Este estudo analisa características visuais de capas de disco do rock brasileiro dos anos 1980 a partir da identificação de elementos e referências que constituíam a cultura visual, em especial o universo do rock e da juventude da época. A análise concentrou-se em três grupos de capas com características visuais recorrentes: a apropriação de imagens do passado, o uso de colagens e a criação de imagens originais com base na visualidade de outros contextos culturais. As observações realizadas basearam-se em relatos históricos e teorias do design gráfico sobre linguagem visual. Para aprofundar as análises, outras fontes de dados, como filmes, novelas e almanaques, mostraram-se importantes. A assimilação de novas maneiras de se pensar e fazer design gráfico evidencia que a juventude brasileira de então buscava se engajar, em termos de comportamento e de linguagem visual, no novo momento cultural ocidental, o pós-modernismo.

Palavras-chave


Design gráfico, Capas de disco de rock brasileiro dos anos 1980, Pósmodernismo

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DOI: https://doi.org/10.35522/eed.v31i1.1579

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