Panorama da atuação em design gráfico na comunicação das universidades federais brasileiras

Marina Granja Arakaki, Olympio Pinheiro, Mariano Lopes de Andrade Neto

Resumo


O profissional de design gráfico frequentemente faz parte da equipe de comunicação em universidades, no entanto, a atuação desses profissionais é variada, considerando desde a diversidade de nomenclaturas de cargos e atribuições e até mesmo a questão da desregulamentação da profissão. Assim, coloca-se a questão: quem são e como atuam os profissionais de design gráfico na comunicação das universidades federais do Brasil? Esta pesquisa propõe uma reflexão sobre a atuação desse profissional, com ou sem formação em design, na comunicação das universidades federais brasileiras. O estudo foi organizado em cinco principais etapas: levantamento teórico, pesquisa documental, pesquisa de campo, análise e discussão dos resultados e conclusão. Os resultados, suposta ou explicitamente, possibilitaram verificar que a contribuição do profissional está voltada principalmente a projetos pontuais e “estéticos”, com poucos deles atuando em conjunto no planejamento das estratégias de comunicação das instituições.

Palavras-chave


Designer gráfico, Comunicação, Universidades federais brasileiras

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DOI: https://doi.org/10.35522/eed.v31i1.1575

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