Pesquisa em Design: ensaio sobre a origem dos métodos e a atualidade das ferramentas metodológicas
Resumo
O presente texto desenvolve um panorama historiográfico e ensaístico sobre a Metodologia do Projeto de Design com recorte na formação de abordagens metodológicas contemporâneas, como é o caso do Design Thinking. Esse percurso inicia-se com o estabelecimento da área de Design como uma disciplina de pesquisa, designando a importância dos teóricos Bruce Archer e John Christopher Jones (Chris Jones) para essa discussão. Em um primeiro momento, a sistematização dos processos mostrou-se excessivamente racionalista e cientificista, e muitos foram os esforços para equilibrar dois âmbitos de disputa muito caros ao Design: a criatividade e a formalização dessa criatividade através da solução de problemas. Atualmente, as metodologias encaminham-se para uma abordagem múltipla, iterativa e estratégica baseada em ferramentas, assim como para seu uso colaborativo, centrado no ser humano e realizado a partir de comunidades criativas.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFReferências
ANDREWS, Kate. Design social: Como entregar um impacto social positivo. In: STICKDORN, Marc; SCHNEIDER, Jakob (Org.). Isto é design thinking de serviços: fundamentos, ferramentas, casos. Porto Alegre: Bookman, 2014. p. 90-94.
BORG, Erik W. The experience of writing a practice-based thesis in Fine Art and Design. Tese (DoctorofPhilosophy) - Escola de Educação, Universidade de Leeds, 2009.
BUCHANAN, Richard. Wicked problems no pensamento de design. Estudos em Design, v. 30, n. 1, Rio de Janeiro, 2022, p. 6-27.
___. Design research and the new learning. Design Issues, v. 17, n. 4, Londres, outono 2001, p. 3-23.
CROSS, Nigel. Designerly ways of knowing. In: ___. Designerly ways of knowing. Londres/ Berlim: Springer, 2006, p. 1-13.
IDEO. The Field Guide to Human-Centered Design. 2015. Disponível em: . Acesso em: 29 out. 2020.
LACERDA, André Pedroso de. Pioneiros dos métodos de projeto (1962-1973): redes na gênese da metodologia do design. Dissertação (Mestrado em Design) – Escola de Engenharia, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2012.
LUPTON, Ellen (Org.). Graphic Design Thinking: intuição, ação e criação. São Paulo. Editora G.Gilli, 2013.
LUZ, Alan Richard da. O processo de Design e a mudança na natureza dos games nos anos 1970 e 1980. Tese (Doutorado em Arquitetura e Urbanismo) – Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo, 2018.
MANZINI, Ezio. Design para a inovação social e sustentabilidade: comunidades criativas, organizações colaborativas e novas redes projetuais. Rio de Janeiro: E-papers, 2008.
MIGUEZ, Paulo. Economia criativa: uma discussão preliminar. In: NUSSBAUMER, Gisele Marchiori (Org.). Teorias e políticas da cultura: visões multidisciplinares. Salvador: Ufba, 2007. p. 95-113.
MOZOTA, Brigitte Borja de. Gestão do Design: usando o design para construir valor de marca e inovação corporativa. Porto Alegre: Bookman , 2011.
OLIVEIRA, Antônio Roberto Miranda de. Design como pensamento: uma breve história da metodologia de design. Trabalho de conclusão de disciplina (Mestrado em Design) - Centro de Artes e Comunicação, Universidade Federal de Pernambuco, 2017.
PAZMINO, Ana Veronica Paz y Mino. Modelo de ensino de métodos de design de produtos. Tese (Doutorado em Design) – Departamento de Artes e Design, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, 2010.
NIELSEN NORMAN GROUP; GIBBONS, Sarah. Design Thinking 101. 2016. Disponívelem: . Acesso em: 17 fev. 2022.
STICKDORN, Marc; SCHNEIDER, Jakob (Org.). Isto é Design Thinking de serviços: fundamentos, ferramentas, casos. Porto Alegre: Bookman, 2014.
VASCONCELOS, Luis Arthur Leite de. Uma investigação em metodologias de design. Projeto de conclusão (Graduação em Design) – Centro de Artes e Comunicação, Universidade Federal de Pernambuco, 2009.
DOI: https://doi.org/10.35522/eed.v30i2.1460
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2022 Vagner Godói
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - NãoComercial 4.0 Internacional.
Revista Estudos em Design, Rio de Janeiro, RJ, Brasil, ISSN Impresso: 0104-4249, ISSN Eletrônico: 1983-196X
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.