Identidade corporativa e gestão do design: Aspectos pré-denotativos de identificação da linha de produtos Dolce Gusto da marca Nescafé/Nestlé
Resumo
Palavras-chave
Texto completo:
PDFReferências
ADG-BRASIL, Associação dos Designers Gráficos do Brasil. Disponível em: www.adg.org.br. Acesso em: 24 de outubro de 2012.
ALBERT, S.; WHETTEN, D. A. Organizational identity. In: L.L. CUMMINGS; B. M. STAW (Eds.), Research in organizational behavior. Greenwich, CT: JAI press Inc., Vol. 7, p. 263-295. 1985.
COSTA, Joan. Imagen corporativa en el siglo XXI. Buenos Aires: La Crujia, 2001.
CRUZ, Vanessa Carla da; MAFFEZZOLLI, Eliane Cristine Francisco. O papel dos elementos do design gráfico no processo de identificação com a marca. 12.º Caderno de Iniciação Científica, Núcleo de Pesquisa Acadêmica, FAE Centro Universitário, Curitiba, p. 597 – 614, 2011.
FERNANDES, Cristhian. Semioses do produto industrial: um exercício de leitura imagética. Florianópolis: UDESC, 2009, disponível em:
http://www.gpae.ceart.udesc.br/artigos/artigo_christian_fernandes.pdf. Acessado em 20/09/2013.
FERREIRA, Aurélio Buarque Holanda. Dicionário Aurélio Eletrônico Século XXI: dicionário da língua portuguesa. 3 ed.. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1999.
GOMES FILHO, João. Gestalt do objeto: sistema de leitura visual do objeto. São Paulo, Escrituras, 2000.
GOOGLE imagens. Disponível em: www.google.com.br/search?hl=en&q=cafeteira+ espresso&bav=on.2,or.r_gc.r_pw.r_qf.&bvm=bv.42768644,d.eWU&biw=1517&bih=741&um=1&ie=UTF-8&tbm=isch&source=og&sa=N&tab=wi&ei=MI4pUcfpL4qQ9QTu5gE. Acesso em 14 de fevereiro de 2013.
INPI - Instituto Nacional de Propriedade Industrial. Disponível em: www.inpi.gov.br. Acesso em: 12 de janeiro de 2013.
MACHADO, Hilka Vier. A Identidade e o Contexto Organizacional: Perspectivas de Análise. RAC (Revista de Administração Contemporânea), Edição Especial 2003, p. 51-73.
MACIEL, Alice Rosas. INPI debate marcas tridimensionais. In: Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, 2001. Disponível em: www.desenvolvimento.gov.br/sitio/interna/noticia.php?area=1¬icia=4053. Acesso em: 15 de Janeiro de 2013.
MARTINS, Rosane. MERINO, Eugenio. Gestão de Design como Estratégia Organizacional. 2 ed. Londrina: EDUEL, 2011.
MELO FILHO, Álvaro de. Designing Marketing. Fragmentos de Cultura, Goiânia, 2009. Disponível em: seer.ucg.br/index.php/fragmentos/article/viewFile/994/696. Acesso em: 14 de abril de 2011.
MOZOTA, Brigitte; KLÖPSCH, Cássia; COSTA, Filipe. Gestão de Design: usando o design para construir valor de marca e inovação corporativa. Porto Alegre: Bookman, 2011.
NESCAFÉ - DOLCE GUSTO. Disponível em: www.nescafe-dolcegusto.com.br. Acesso em: 13 de fevereiro de 2013.
NESTLÉ. Disponível em: www.nestle.com.br. Acesso em: 05 de julho de 2013.
NIEMEYER, Lucy. Design no Brasil: Origens e instalação. Rio de Janeiro: 2AB, 2007.
PALMIERI, Alberto Ribeiro. FIGUEIREDO, Luiz Fernando Gonçalves de. Função própria e pertinente da gestão de design. In: Revista DAPesquisa, Centro de Artes da UDESC, Florianópolis, 2012.
PERASSI, Richard. Roteiro Didático da Arte na Produção do Conhecimento. Campo Grande, MS: EDUFMS, 2005.
PERASSI, Richard. Gramática Comparada da Representação. In: Revista Convergências. Vol. 1, n.º 6, 2010.
SOUSA, Diogo. Barómetro Exploratório de Inovação e Renovação. Lisboa: Universidade Nova de Lisboa, 2010 (dissertação de mestrado).
VÁSQUEZ, Ruth Peralta. Identidade de Marca, Gestão e Comunicação. In: Organicom: revista brasileira de comunicação organizacional. Número 7, p. 198-211, 2° semestre de 2007.
DOI: https://doi.org/10.35522/eed.v21i2.134
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2020 Alberto Ribeiro Palmieri, Camila de Cássia das D. Ogava, Erik Silva dos Santos, Richard Perassi, Luiz Fernando Gonçalves de Figueiredo
![Licença Creative Commons](http://licensebuttons.net/l/by-nc/4.0/88x31.png)
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - NãoComercial 4.0 Internacional.
Revista Estudos em Design, Rio de Janeiro, RJ, Brasil, ISSN Impresso: 0104-4249, ISSN Eletrônico: 1983-196X
![Licença Creative Commons](https://i.creativecommons.org/l/by-nc/4.0/88x31.png)
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.