O hábito de tomar banho: a aplicação de Sondas Culturais para coleta de dados privados

Aline Müller Garcia, Aguinaldo dos Santos

Resumo


Em pesquisas que seguem os preceitos do Design Centrado no Usuário com temas relacionados às rotinas domésticas, é comum que em algumas situações a intimidade dos participantes seja uma barreira para a coleta dos dados. Este artigo apresenta o relato de uma etapa de pesquisa sobre hábitos de banho, no qual aplicamos sondas culturais como ferramentas para coleta de dados sem a necessidade da presença do pesquisador. Com a aplicação das sondas culturais foi possível obter dados qualitativos que os usuários muitas vezes têm dificuldade em verbalizar em uma entrevista ou outro meio convencional. Os dados identificados com as sondas culturais foram analisados individualmente e possibilitaram a identificação de requisitos para projetos de design que não seriam levados em consideração sem a aplicação destas ferramentas. Assim, apresentamos a utilização das sondas culturais e destacamos o seu potencial de contribuição com estudos que envolvem a privacidade e a intimidade dos participantes.


Palavras-chave


Sondas culturais, Banho, Intimidade.

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DOI: https://doi.org/10.35522/eed.v28i2.982

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Revista Estudos em Design, Rio de Janeiro, RJ, Brasil, ISSN Impresso: 0104-4249, ISSN Eletrônico: 1983-196X

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