Modelo Organizacional de Autogestão aplicado em uma confecção artesanal e avaliado pela gestão do conhecimento com base no Design Thinking

Ana Paula Perfetto Demarchi, Cleuza Bittencourt Ribas Fornasier, Rosane Fonseca de Freitas Martins

Abstract


 A relação entre a gestão de design e gestão do conhecimento, considerando o design como o conhecimento é uma discussão oportuna e necessária. A partir de uma adaptação do modelo Seci de conversão do conhecimento, configurado como a essência do processo de produção do conhecimento de Nonaka e Takeuchi (1997), este artigo ilustra esta relação, por meio de um estudo de caso aplicado em uma confecção artesanal formada para gerar renda à mulheres analfabetas funcionais. Apresenta um modelo de autogestão organizacional que associou a metodologia de gestão de design com os princípios da administração, para solucionar os dois problemas apresentados pela comunidade: o controle da produção e o sistema de gestão, visando à autogestão. Como resultado, verificou-se que a concepção de gestão de design é, de fato, gestão do conhecimento. Os resultados possibilitaram sugerir adequações ao modelo para incluir a gestão do conhecimento baseado no design thinking.


Keywords


Design Thinking, Gestão de Design, Gestão do Conhecimento.

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DOI: https://doi.org/10.35522/eed.v19i2.76

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Revista Estudos em Design, Rio de Janeiro, RJ, Brasil, ISSN Impresso: 0104-4249, ISSN Eletrônico: 1983-196X

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