Modelo Organizacional de Autogestão aplicado em uma confecção artesanal e avaliado pela gestão do conhecimento com base no Design Thinking

Ana Paula Perfetto Demarchi, Cleuza Bittencourt Ribas Fornasier, Rosane Fonseca de Freitas Martins

Resumo


 A relação entre a gestão de design e gestão do conhecimento, considerando o design como o conhecimento é uma discussão oportuna e necessária. A partir de uma adaptação do modelo Seci de conversão do conhecimento, configurado como a essência do processo de produção do conhecimento de Nonaka e Takeuchi (1997), este artigo ilustra esta relação, por meio de um estudo de caso aplicado em uma confecção artesanal formada para gerar renda à mulheres analfabetas funcionais. Apresenta um modelo de autogestão organizacional que associou a metodologia de gestão de design com os princípios da administração, para solucionar os dois problemas apresentados pela comunidade: o controle da produção e o sistema de gestão, visando à autogestão. Como resultado, verificou-se que a concepção de gestão de design é, de fato, gestão do conhecimento. Os resultados possibilitaram sugerir adequações ao modelo para incluir a gestão do conhecimento baseado no design thinking.


Palavras-chave


Design Thinking, Gestão de Design, Gestão do Conhecimento.

Texto completo:

PDF

Referências


BRUSCHINI, M. C.; ROSEMBERG, F. (org.). Trabalhadoras do Brasil. Fundação Carlos Chagas; Fundação Ford. São Paulo: Brasiliense,1982

BUKOWITZ, W.; WILLIAMS, R. Manual de gestão do conhecimento. Porto Alegre: Bookman, 2002.

CHOO, C. W. A organização do conhecimento: como as organizações usam a informação para criar significado, construir conhecimento e tomar decisões. São Paulo: Senac São Paulo, 2003.

CHOHAN B. R. Catalysing Organizacional Inovation Through Designer Mind: Exploring the fundamental issues of ‘design Thinking’ and its sucessful inplementation for organizacional sucess. In INTERNATIONAL DMI EDUCATION CONFERENCE, anais... France, April 2008.

COOPER, R.; JUNGINGER, S.; LOCKWOOD, T. Design Thinking and design management: A research and practice perspective. In LOCKWOOD, Thomas. Design thinking: Integrating innovation, customer experience, and brand value. New York: Allworth Press, 2006.

COTEC. (2008) Diseño e innovación. La gestión del diseño em la empresa. Fundación para la Innovación Tecnológica. Madrid: COTEC.

DAVENPORT, T; PRUSAK, L. Conhecimento empresarial: como as organizações gerenciam o seu capital intelectual. Rio de Janeiro: Campus, 1998.

DE MASI, Domenico. O ócio criativo. Entrevista a Maira Serena Palieri. Rio de Janeiro: Sextante, 2000 a.

FIRESTONE, J. M.; McELROY, M. Key Issues in New knowledge management. Burlington: Butterworth-Heinemann, 2003.

FLEURY, M. T. L.; OLIVEIRA JR., M. M. (org.). Gestão estratégica do conhecimento: Integrando aprendizagem, conhecimento e competências. São Paulo: Atlas, 2001

JONES, C. Métodos de diseño. Barcelona: Gustavo Gili, 1978

JUSTINO, M. J. (org.). Incubadora tecnológica de cooperativas populares: a experiência da UFPR. Curitiba: UFPR; Proec, 2002.

KROGH, G.von; ICHIJO, K.; NONAKA, I. Facilitando a criação de conhecimento: reinventando a empresa com o poder da inovação contínua. Rio de Janeiro: Campus, 2001.

LÖBACH, B. Design Industrial: bases para a configuração dos produtos industriais. São Paulo: Edgar Blücher, 2000.

McELROY, M. W. The New Knowledge Management: complexity, learning and Sustainable Innovation. Burlington: Butterworth-Heinemann, 2003.

MAGALHÃES, C. Design Estratégico: integração e ação do Design Industrial dentro das empresas. SENAI/DN-SENAI/CETIQT-CNPq -IBICT - PADCT - TIB, 1997.

MERINO, E; MERINO, G; SILVA, C. Design Management: diferentiation, competitiveness, and sustainability as valuations factors for products and organizations. In INTERNATIONAL DMI EDUCATION CONFERENCE, anais... France, April 2008

MARTIN, R. The design of business: why design thinking is the nexte competitive advantage. Boston: Harvard Business, 2009

MARTINS, R. F. F.; MERINO, E. A Gestão de Design como Estratégia Organizacional. Londrina: Eduel, 2008.

MERINO, E; MERINO, G; SILVA, C. Design Management: diferentiation, competitiveness, and sustainability as valuations factors for products and organizations. In INTERNATIONAL DMI EDUCATION CONFERENCE, anais... France, April 2008.

MOZOTA, B. B. Design Management: Using to build brand value and corporate innovation. New York: Allworth Press, 2003.

NONAKA, I.; TAKEUCHI, H. Criação de conhecimento na empresa: como as empresas japonesas geram a dinâmica da inovação. Rio de Janeiro: Campus, 1997.

POLANYI, M. Personal Knowledge: Towards a Post-critical philosophy. New York: Harper Torchbook, 1964.

POPPER, K. R. Conhecimento objetivo: uma abordagem evolucionária. São Paulo: Belo Horizonte, 1975.

POSTALI, Valéria Barreiro e FRESCA, Tania Maria. A questão da moradia: as ocupações irregulares em Londrina/ Pr: 1970-2000. Disponível em: <http://www.igeo.uerj.br/VICBG-2004/Eixo1/E1_152.htm> . Acesso em: out. 2004

QUELUZ, M. L. P. (org). Design Cultura. Curitiba. PR: Editora Sol, 2005.




DOI: https://doi.org/10.35522/eed.v19i2.76

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2020 Ana Paula Perfetto Demarchi, Cleuza Bittencourt Ribas Fornasier, Rosane Fonseca de Freitas Martins

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - NãoComercial 4.0 Internacional.

Revista Estudos em Design, Rio de Janeiro, RJ, Brasil, ISSN Impresso: 0104-4249, ISSN Eletrônico: 1983-196X

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.