Sustentabilidade comunicacional: a realidade pós-editada
Abstract
O artigo contextualiza um experimento de pós-edição para pesquisa de campo que tem, como tema, a pouca visibilidade de certos aspectos da desigualdade racial no Brasil e que, além disso, parte da conceituação de “sustentabilidade comunicacional”. Os termos “sustentabilidade” e “comunicacional” compõem uma analogia que se origina na relevância que a área do Design tem assumido nos esforços contemporâneos de uma lógica coletiva e sustentável. Esta designação indica que, assim como estabelecemos parâmetros para as ações físicas, biológicas, econômicas e sociais, também seria possível discutir, sob um paradigma similar, critérios para se pensar o contexto atual da comunicação visual. A comunicação poderia poluir, intoxicar, falir e prejudicar processos ou sociedades? Para inter-relacionar sustentabilidade e comunicação, usamos como referência a obra do semiólogo e cineasta Pier Paolo Pasolini.
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Copyright (c) 2020 Nilton Gonçalves Gamba Junior, Pedro Sarmento
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Revista Estudos em Design, Rio de Janeiro, RJ, Brasil, ISSN Impresso: 0104-4249, ISSN Eletrônico: 1983-196X
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