Design Social: definição constituída no complexo social
Abstract
Este trabalho tem como objetivo trazer uma reflexão acerca do que o campo do design define como design social. A partir da observação de que o problema deste termo se localiza no entendimento do que é o complexo social pelos designers, propomos uma discussão à luz de autores de teoria crítica, no intuito de esclarecer não somente o que se efetiva como design social, mas indicar que o funcionamento peculiar de um campo de produção simbólica, tal como o do design, atravessa esta importante questão. Janet Wolff e Pierre Bourdieu são esses autores de teoria crítica que, diferentemente de aceitar a atividade de concepção como produção de um sujeito fundamento da ação, nos mostram a necessidade de proceder a uma espécie de desmontagem do mecanismo que obscurece a realidade coletiva da produção projetual do campo do design.
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Copyright (c) 2020 Marcelo Vianna Lacerda de Almeida
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Revista Estudos em Design, Rio de Janeiro, RJ, Brasil, ISSN Impresso: 0104-4249, ISSN Eletrônico: 1983-196X
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