Interação e cognição na construção de conhecimento em museus: o projeto A Voz da Arte.
Abstract
É crescente o uso de tecnologia em ambientes variados, a partir disso, este artigo objetiva entender que aspectos cognitivos do raciocínio humano podem contribuir para a construção de conhecimento através da interação do visitante com mediações tecnológicas em museus. Como objeto tem-se o projeto A Voz da Arte da Pinacoteca de São Paulo, realizado em parceria com a IBM, o qual transmite conteúdo por meio de inteligência artificial. A coleta se deu por levantamento da interação de cinco visitantes por meio de áudio, vídeo e entrevistas. A análise se fundamentou em estudos da cognição humana em tomada de decisões e raciocínio associados a observação dos visitantes em atividade. Concluiu-se que heurísticas cognitivas combinadas à indução e dedução se apresentam de diferentes formas a depender das motivações da interação, e que o estudo destas pode contribuir para um maior entendimento da atividade humana em museus e para projetos mais eficientes de mediadores de conteúdo.
Full Text:
PDF (Português (Brasil))Refbacks
- There are currently no refbacks.
Copyright (c) 2020 Diego Ricca, Clice Toledo de Sanjar Mazzilli
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Revista Estudos em Design, Rio de Janeiro, RJ, Brasil, ISSN Impresso: 0104-4249, ISSN Eletrônico: 1983-196X
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.