O projeto de Bornancini e Petzold: um estudo sobre inovação no produto para a Todeschini

Maria do Carmo Curtis, Gustavo Cossio

Abstract


Neste artigo enfatizamos um episódio de inovação no cenário regional, como de interesse para a história do design brasileiro. Trata-se da intervenção de José Carlos Mario Bornancini e Nelson Ivan Petzold na Todeschini em 1966, então fabricante de acordeões. Inicialmente, buscamos compreender o contexto mais amplo da industrialização brasileira, ocorrido na primeira metade do século XX, a fim de identificar os seus nexos com o setor moveleiro e o caso em análise. A intenção é evidenciar como o design pode redirecionar a linha de produção e, assim, contribuir para o reposicionamento no mercado.



DOI: https://doi.org/10.35522/eed.v22i1.582

Refbacks

  • There are currently no refbacks.


Copyright (c) 2020 Maria do Carmo Curtis, Gustavo Cossio

Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.

Revista Estudos em Design, Rio de Janeiro, RJ, Brasil, ISSN Impresso: 0104-4249, ISSN Eletrônico: 1983-196X

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.