As estrelas da Casa Cor Paraná: um estudo sobre estratégias de construção de um ideal de “designer celebridade”
Abstract
Neste artigo temos como objetivo discorrer sobre a forma como a Casa Cor Paraná - mostra de design, arquitetura e paisagismo que ocorre em Curitiba desde 1994 –constrói um ideal de “designer celebridade”, por meio dos discursos textuais e imagéticos que veicula. Procuramos ainda discutir algumas concepções relativas à prática profissional do design decorrentes dessa construção. Para tanto, utilizamos como principais fontes de pesquisa revistas publicadas pela organização do evento no período entre 2009 e 2016. Para problematizar os discursos presentes nessas fontes, adotamos a abordagem dos Estudos Culturais e utilizamos como referencial teórico trabalhos na área de História do Design, bem como textos que discorrem sobreapresença da figura de designers em diferentes mídias. Com o intuito de construir nossa argumentação, identificamos algumas características gerais da Casa Cor Paranáe procuramos delinear sua trajetória histórica. Além disso, buscamos discorrer sobre relações estabelecidas entre a mostra e o mercado de design de interiores, considerando o público visitante, as empresas parceiras e os/as profissionais expositores/as.
Keywords
Full Text:
PDF (Português (Brasil))References
A GRIFE Casa Cor. Isto é Dinheiro, [S.l.], 21 maio 2010. Disponível em: . Acesso em: 31 maio 2017.
BENZ, Ida Elizabeth; LESSA, Washington. Reflexões sobre uma relação assimétrica entre designers e artesãos. Estudos em Design, Rio de Janeiro, v. 24, n. 1, p.1-22, 2016. Disponível em: . Acesso em: 10 nov. 2016.
BESSA, Reinaldo. Pisando em ovos 1. Gazeta do Povo, Curitiba, 12 out. 2013. Disponível em: . Acesso em: 13 jan. 2016.
BIANCARELI, André M. Economia, Sociedade e Desenvolvimento, 20 anos: notas de apresentação. Economia e Sociedade, Campinas, v. 21, número especial, p. 723-727, dez. 2012.
BRAGA, Marcos. ABDI e APDINS – RJ. 2. ed. São Paulo: Blucher, 2016.
CASA COR BRASÍLIA. Manual do Profissional. Brasília, 2010. Disponível em: . Acesso em: 4 jan. 2016.
CASA COR PARANÁ. 24 Edições. Revista Casa Cor Paraná, Curitiba, p. 42, 2017.
______. Casa Cor incalculável. Anuário Casa Cor Paraná, Curitiba, p. 54, 2002.
______. Casa Cor: 25 anos celebrando bom gosto, arquitetura e decoração. Revista Casa Cor Paraná, Curitiba, p. 24-31, 2011a.
______. Homenagem aos expositores com mais de 10 participações. Revista Casa Cor Paraná, Curitiba, p. 26-27, 2013.
______. Homenagem aos parceiros de nossa história. Revista Casa Cor Paraná, Curitiba, p. 38-39, 2011b.
______. Premiações Casa Cor Paraná 2015. Revista Casa Cor Paraná, Curitiba, p. 66, 2015.
______. Premiações na Casa Cor Paraná. Revista Casa Cor Paraná, Curitiba, p. 62, 2010.
CASA COR SUL - PARANÁ. A Casa do Batel: história da casa. Anuário Casa Cor Sul – Paraná’94, Curitiba, p. 18-19, 1994a.
______. Expediente. Anuário Casa Cor Sul – Paraná’94, Curitiba, p. 146, 1994b.
CASA COR. Estilo Paulista: Casa Cor São Paulo. São Paulo: Casa Cor Promoções e Comercial LTDA, 2006.
CAVALCANTI; Virginia Pereira; AMORIM, Patricia. Spectacular! Spectacular!:o design enquanto infoentretenimento. Estudos em Jornalismo e Mídia, Florianópolis, ano VI, n. 1, p. 197-211, jan./jun. 2009.
CONSELHO DE ARQUITETURA E URBANISMO DO PARANÁ. Pagamentos de Reserva Técnica e premiações para arquitetos de interiores foram temas de reunião no CAU/PR. Curitiba, 12 mar. 2015. Disponível em: . Acesso em: 13 jan. 2016.
DANTAS, Cristina. Brasil porta adentro: uma visão histórica do design de interiores. São Paulo: C4, 2015.
DUDEQUE, Irã Taborda. Espirais de madeira: uma história da arquitetura de Curitiba. São Paulo: Studio Nobel: FAPESP, 2001.
ESCOSTEGUY, Ana Carolina D. Os estudos culturais em debate. UNIrevista, São Leopoldo, v. 1, n° 3, p. 1-8, jul. 2006.
FIGUEIREDO NETO, Celso; SILVA, Yan Prado Lopes. Do uso de celebridades em publicidade. Signos do Consumo, São Paulo, v.6, n.1, p. 40-55, 2014. Disponível em: . Acesso em: 10 nov. 2016.
GNT. Casa Brasileira: sobre o programa. [S. l.], 2016a. Disponível em: . Acesso em: 13 out. 2016.
______. Decora: sobre o programa. [S. l.], 2016b. Disponível em: . Acesso em: 13 out. 2016.
GRUPO ABRIL. Midia Kit Casa Cor 2015. [S. l.], 2015. Disponível em: . Acesso em: 4 jan. 2016.
______. Midia Kit Casa Cor 2017. [S. l.], 2017. Disponível em: . Acesso em: 16 maio 2017.
______. Quem somos. [S. l.], 2016. Disponível em: . Acesso em: 20 out. 2016.
GUIDALLI, Paulo. Casa de Arquiteto. In: CASA COR PARANÁ. Revista Casa Cor Paraná, Curitiba, p. 176-178, 2009.
HOLLOWS, Joanne. DomesticCultures. Berkshire: Open University Press, 2008.
HOT FLOOR. 2013. In: CASA COR PARANÁ. Revista Casa Cor Paraná, Curitiba, p. 198, 2013. Anúncio publicitário.
JULIBONI, Márcio. Abril compra fatia do Grupo Doria e assume 100% da Casa Cor. Exame, [S. l.], 16 dez. 2011. Disponível em: . Acesso em: 05 jun. 2014.
KAMER, GelySyreeta França. A influência da pop art no mobiliário brasileiro. 2004. 60 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação de Tecnologia em Móveis), Centro Federal de Educação Tecnológica do Paraná, Curitiba, 2004.
LEON, Ethel; MONTORE, Marcello. Brasil. In: FERNÁNDEZ, Silvia; BONSIEPE, Gui. Historia Del diseño en América Latina y el Caribe: industrialización y comunicación visual para la autonomía. São Paulo: Blücher, 2008. p. 62-87.
MACHADO, Carla. Jovens talentos investem no reconhecimento. Diário Comércio, Indústria & Serviços, [S. l.], 31 maio 2013. Disponível em: . Acesso em: 4 jan. 2016.
MELLO, João Manuel Cardoso de; NOVAIS, Fernando. Capitalismo tardio e sociabilidade moderna. In: SCHWARCZ, Lilia Moritz (Org.). História da Vida Privada no Brasil 4: contrastes da intimidade contemporânea. São Paulo: Companhia das Letras, 1998. p. 559-658.
MIRA, Maria Celeste. O leitor e a banca de revistas: o caso da Editora Abril. 1997. 359 f. Tese (Doutorado em Sociologia), Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 1997.
MOTA, Lara. Falta menos de um mês para a Casa Cor Paraná 2012. Gazeta do Povo, Curitiba, 03 maio 2012. Disponível em: . Acesso em: 12 jul. 2014.
NESSI, Marina. Editorial. In: CASA COR PARANÁ. Revista Casa Cor Paraná, Curitiba, p. 6, 2009.
______. Editorial. In: CASA COR PARANÁ. Revista Casa Cor Paraná, Curitiba, p. 5, 2013a.
______. Editorial. In: CASA COR PARANÁ. Revista Casa Cor Paraná, Curitiba, p. 7, 2014.
______. Editorial. In: CASA COR PARANÁ. Revista Casa Cor Paraná, Curitiba, p. 7, 2015.
______. Editorial. In: CASA COR SUL - PARANÁ. Anuário Casa Cor Sul – Paraná’94. Curitiba, p. 14-15, 1994.
______. Estilo Curitiba: os 20 anos da Casa Cor Paraná. Curitiba: Edição da autora, 2013b.
PESAVENTO, Sandra Jatahy. Exposições universais: Espetáculos da Modernidade do Século XIX. São Paulo: Hucitec, 1997.
PRECIADO, Beatriz. Pornotopía: arquitectura y sexualidad en “Playboy” durante la guerra fría. Barcelona: Editorial Anagrama, 2010.
PUGLIESI, Maria Helena. Em rota de expansão. In: CASA COR PARANÁ. Revista Casa Cor Paraná, Curitiba, p. 42, 2014.
RODRIGUES, Maíra Melo Pesqueira. Design, artesanato e sustentabilidade: tendências observadas nas mostras Casa Cor Paraná. 2008. 96 f. Monografia (Especialização em Especialização em Design de Interiores), Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2008.
ROSSETTI, Eduardo Pierrotti. Morar brasileiro: Impressões e nexos atuais da casa e do espaço doméstico. Arquitextos, São Paulo, ano 15, jun. 2014. Disponível em: . Acesso em: 12 jan 2016.
SANTOS, Marinês Ribeiro dos. O contexto da institucionalização do design no Paraná: notas sobre o cenário social, econômico e cultural em Curitiba nos anos 1970. In: BRAGA, Marcos da Costa; CORRÊA, Ronaldo de Oliveira. Histórias do Design no Paraná. Curitiba: Insight, 2014.
SANTOS, Marinês Ribeiro dos. O Design Pop no Brasil dos anos 1970: Domesticidades e Relações de Gênero na Revista Casa & Jardim. 2010. 312 f. Tese (Doutorado Interdisciplinar em Ciências Humanas) – DICH/Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2010.
SIMONELLI, Nádia. Made in Brazil. In: CASA COR PARANÁ. Revista Casa Cor Paraná,Curitiba, p.32-38, 2015.
SPARKE, Penny. An introduction to design and culture: 1900 to the present. 2nd edition. London: Routledge, 2004.
______. The Modern Interior. London: Reaktion Books, 2008.
TON SUR TON. 2014. In: CASA COR PARANÁ. Revista Casa Cor Paraná, Curitiba, p. 108-109, 2014a. Anúncio publicitário.
______. 2014. In: CASA COR PARANÁ. Revista Casa Cor Paraná, Curitiba, p. 152-153, 2014b. Anúncio publicitário.
______. 2016. Disponível em . Acesso em: 20 out. 2016.
DOI: https://doi.org/10.35522/eed.v25i1.437
Refbacks
- There are currently no refbacks.
Copyright (c) 2020 Cláudia R. H. Zacar, Marinês Ribeiro dos Santos
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Revista Estudos em Design, Rio de Janeiro, RJ, Brasil, ISSN Impresso: 0104-4249, ISSN Eletrônico: 1983-196X
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.