Desafios financeiros: design de jogo de educação financeira para as escolas públicas
Abstract
Este artigo propõe o jogo colaborativo Desafios Financeiros como material pedagógico para as escolas públicas de Ensino Médio brasileiro, visando contribuir para que os jovens na faixa etária entre 14 e 18 anos, que frequentam esta modalidade de ensino, tenham uma formação crítica e que aprendam a administrar seus conhecimentos para uma vida financeira saudável, tornando-se cidadãos conscientes. Além da concepção do jogo colaborativo, foram empregados diferentes métodos para a sua avaliação, como: aplicação de questionário, observação, depoimentos escritos e gravados de alunos e professores de uma escola pública do DF, aplicados para se compreender o seu potencial no contexto de ensino de Educação Financeira nas escolas públicas de todo o Brasil. Os resultados apontam que o jogo pode contribuir efetivamente para o processo de aprendizagem dos alunos como material complementar à disciplina quando usado em sala de aula, ou mesmo aplicado de maneira independente em outros contextos.
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DOI: https://doi.org/10.35522/eed.v25i1.436
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Revista Estudos em Design, Rio de Janeiro, RJ, Brasil, ISSN Impresso: 0104-4249, ISSN Eletrônico: 1983-196X
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