Design, linguagem, retórica

Bruno Barros

Resumo


O presente artigo levanta questões em torno das diferenças entre aquilo que diversos autores convencionaram chamar de linguagem visual e o próprio design enquanto linguagem. Disso, resgatando argumentos de autores como Buchanan, surgem reflexões quanto à possibilidade de se falar em uma retórica própria dessa linguagem do design, levando-nos à sugestão de que para cada projeto de design camadas de retórica são construídas a partir de contextos, situações e subjetividades incomensuráveis, mas sempre em estado de observação pelo olhar atento do designer contemporâneo.


Palavras-chave


design; linguagem; retórica.

Texto completo:

PDF

Referências


AICHER, Otl. Typographical Warfare. In: HELLER, Steven; MEGGS, Philip B. (org.). Texts on Type: Critical Writings On Typography. 1ª ed. New York: Allworth Press, 2001.

BAYER, Herbert. On Typography. In: HELLER, Steven; MEGGS, Philip B. (org.). Texts on Type: Critical Writings On Typography. 1ª ed. New York: Allworth Press, 2001.

BOMFIM, Gustavo. Fundamentos de uma Teoria Transdisciplinar do Design: Morfologia dos Objetos de Uso e Sistemas de Comunicação. Estudos em Design, v. 5, n. 2. Rio de Janeiro: aend-br, 1997. p. 27-41.

BOMFIM, Gustavo; PORTINARI, Denise. Epistemologia do Design. 2005. Artigo inédito.

BONSIEPE, Gui. Retórica Visual/Verbal. In: BIERUT, Michael ; HELFAND, Jessica; HELLER, Steven; POYNOR, Rick (org.). Fundamentos del Diseño Gráfico. 1ª ed. Buenos Aires: Ediciones Infinito, 2001.

BUCHANAN, Richard. Declaration by Design: Argument, and Demonstration in Design Practice. In: MARGOLIN, Victor (org.). Design Discourse: History, Theory, Criticism. 1ª ed. London & Chicago: The University of Chicago Press, 1989.

CARDOSO, Rafael. Putting The Magic Back Into Design. Art In The Line [2004/1(2)]. Disponível em: <http://www.waspress.co.uk/journals/

artontheline/journal_20041/articles/pdf/20041_02.pdf>. Acesso em: Junho, 2007.

GRUSZYNSKI, Ana Cláudia. A Imagem da Palavra. 1ª ed. Teresópolis, RJ: Novas Idéias, 2007.

JAPIASSU, Hilton. Introdução ao Pensamento Epistemológico. 6ª ed. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1991.

KEEDY, Mr. Zombie Modernism. In: HELLER, Steven; MEGGS, Philip B. (org.). Texts on Type: Critical Writings On Typography. 1ª ed. New York: Allworth Press, 2001.

LUPTON, Ellen; MILLER, Abbott. Design Writing Research. 1ª ed. Londres:

Phaidon, 1999.

MCLEAN, Ruari. Translator’s Foreword. In: TSCHICHOLD, Jan. The New

Typography. 2ª ed. Berkeley, California & London: University of California Press, 2006.

MOHOLY-NAGY, Laszlo. The New Typography. In: HELLER, Steven; MEGGS, Philip B. (org.). Texts on Type: Critical Writings On Typography. 1ª ed. New York: Allworth Press, 2001.

SANDUSKY, L. The Bauhaus Tradition and the New Typography. In: HELLER, Steven; MEGGS, Philip B. (org.). Texts on Type: Critical Writings On Typography. 1ª ed. New York: Allworth Press, 2001.

SOUZA LEITE, João de. O Discurso do Design Gráfico Como Polifonia. Estudos em Design, v. 5, n. 1. Rio de Janeiro: aend-br, 1997. p. 59-68.

TSCHICHOLD, Jan. The New Typography. 2ª ed. Berkeley, California & London: University of California Press, 2006.

WELSCH, Wolfgang. Perspecticas Para o Design do Futuro. Ästhetisches Denken. Stuttgart: Reclam, 1993. p. 201-218.




DOI: https://doi.org/10.35522/eed.v17i2.38

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2020 Bruno Barros

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - NãoComercial 4.0 Internacional.

Revista Estudos em Design, Rio de Janeiro, RJ, Brasil, ISSN Impresso: 0104-4249, ISSN Eletrônico: 1983-196X

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.