Uma análise sobre o uso de indicadores de desempenho no desenvolvimento de projetos gráficos

Everton Takahama da Silveira, Fabiane Wolff

Abstract


A presente pesquisa analisa a utilização de indicadores de desempenho na atividade de design dos escritórios de design gráfico, identificando quais são os indicadores de desempenho utilizados durante o processo de desenvolvimento dos projetos de design gráfico e como os indicadores de desempenho auxiliam e contribuem para o controle e o desenvolvimento dos projetos. Para atender a esses objetivos, foi realizada uma pesquisa qualitativa com quatro empresas de design, que desenvolvem projetos de design gráfico, da cidade de Porto Alegre, no estado do Rio Grande do Sul. Os resultados mostram que os gestores e os coordenadores entendem a importância do uso de indicadores de desempenho na atividade de design e que sua aplicação pode auxiliar as empresas a monitorarem seus processos, contribuindo para a cultura organizacional. São utilizados pelos entrevistados os indicadores de vendas, de faturamento, de tempo, de finanças, de aprovação, de resultados e de pesquisa e satisfação.

Keywords


Indicadores de desempenho para design gráfico, Gestão de Design, Estratégias de Design

References


ATTADIA, L. C. L.; MARTINS, R. A. Medição de desempenho como base para evolução da melhoria contínua. Revista Produção, Florianópolis, v.13, n.2, p.33-41, mar. 2003.

BARDIN, L. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, Ida. 1977.

BEST, K. Fundamentos de Gestão do Design. Porto Alegre: Bookman, 2012.

BORJA DE MOZOTA, Brigitte. The four Powers of Design: a Value Model in Design Management. Design Management Review, Boston, v.17, n.2, p. 43-53, Spring, 2006.

BORJA DE MOZOTA, Brigitte; KLÖPSCH, Cássia; COSTA, Filipe C. Xavier da. Gestão do Design: usando o design para construir valor de marca e inovação corporativa. Porto Alegre: Bookman, 2011.

COSTA, D. B.; FORMOSO, C. T.; LANTELME, E. M. Critérios para desenvolvimento de sistemas de indicadores de desempenho vinculados aos objetivos estratégicos de empresas da construção civil.In: ENCONTRO NACIONAL DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO. 22., 2002. Anais... Curitiba: ABEPRO, 2002.

DUTRA, F. P. Métricas para design: a mensuração dos resultados oriundos da atividade e dos Investimentos em Design nas empresas do Rio Grande do Sul. 2013. 110 f. Dissertação (Mestrado) – Centro Universitário Ritter dos Reis, Programa de Pós-Graduação em Design, Porto Alegre, 2013.

DZIOBCZENSKI, P. Diretrizes para a proposição de um sistema de indicadores para a gestão de design de empresas desenvolvedoras de produtos. 2012. 137 f. Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS, Programa de Pós Graduação em Design e Tecnologia, Porto Alegre, 2012.

FLICK, U. Desenho da pesquisa qualitativa. Porto Alegre: Artmed, 2009.

GARCIA, R. L. M. Eficiência em órgão públicos: uma proposta de indicadores. Rio de Janeiro: FGV, 2008.

HARRINGTON, J. Aperfeiçoando processos empresariais. São Paulo: Makron Books, 1993.

HRONEC, S. Sinais vitais: usando medidas de desempenho da qualidade, tempo e custo para traçar a rota para o futuro de sua empresa. São Paulo: Makron Books, 1994.

KAPLAN, R. S.; NORTON, D. P. A estratégia em ação – Balanced Scorecard. Rio de Janeiro: Campus, 1997.

MRAZEK, D. et al. The Holy Grail of Design Measurement. Design Management Review, Boston, v.22, n.2, p.6-16, Spring, 2011.

MUCHIRI, P. et al. Development of maintenance function performance measurement framework and indicators. International Journal of Production Economics, Innsbruck, v.131, n.1, p.295-302, maio, 2011.

MÜLLER, C. J. Modelo de gestão integrando planejamento estratégico, sistemas de avaliação de desempenho e gerenciamento de processos. (MEIO – Modelo de Estratégia, Indicadores e Operações). 2003. 292 f. Tese (Doutorado) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS, Programa de Pós-Graduação em Engenharia da Produção, Porto Alegre, 2003.

NEELY, A. Measuring business performance. London: The Economist Newspaper and Profile Books, 1998.

NEELY, A.; RICHARDS, H.; MILLS, J.; PLATTS, K.; BOURNE, M. Designing performance measures: a structured approach. M. International Journal of Operations & Production Management, Cambridge: University of Cambridge, v.17, n.11, p.1131-1152, nov, 1997.

PLENTZ, N. D. Proposição de um sistema de indicadores de inovação, competitividade e design voltado para empresas desenvolvedoras de produtos. 2014. 171 f. Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS, Programa de Pós Graduação em Design e Tecnologia, Porto Alegre, 2014.

ROBBINS, S. P. Administração: mudanças e perspectivas. São Paulo: Saraiva, 2000.

SEBRAE – Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Santa Catarina. 2014. Disponível em: . Acesso em: 21 out. 2014.

TERRIBILI FILHO, A. A escolha dos indicadores de desempenho de projetos. 2009. Disponível em: . Acesso em: 15 mai. 2014.

VILADÀS, X. Measuring Design’s Contribution to Business Success: A Three-Tier Approach. Design Management Review, Boston, v.22, n.2, p.54-60, jun, 2011.

WOLFF, F. Gestão de Design: modelo conceitual e sistemática de avaliação. Porto Alegre: Uniritter, 2012.


Refbacks

  • There are currently no refbacks.


Copyright (c) 2020 Everton Takahama da Silveira, Fabiane Wolff

Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.

Revista Estudos em Design, Rio de Janeiro, RJ, Brasil, ISSN Impresso: 0104-4249, ISSN Eletrônico: 1983-196X

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.