O Design na Modernidade Líquida e suas interações com a Educação na criação de jogos e atividades lúdicas
Abstract
O artigo propõe uma reflexão sobre possibilidades de interação Design-Educação na contemporaneidade. Parte do pressuposto que existem características intrínsecas ao Design que são também inerentes à contemporaneidade. Essas características ampliam as possibilidades de atuação do Design e intensificam seu diálogo com outras áreas, em especial com a Educação. Uma articulação entre pensamentos sobre Design de diversos autores e a definição de modernidade líquida de Zygmunt Bauman é desenvolvida. Um paralelo entre a teoria e uma experiência de campo é traçado. O olhar de alguns professores sobre o uso de jogos na área de Educação é apresentado. O campo mostra a sociedade contemporânea como um ambiente fértil para a valorização do Design na interação com a Educação, por meio da criação de jogos e atividades lúdicas. Mas, a experiência demonstra também que o Design tem sido limitado ao seu caráter estético, empobrecendo a interação e reduzindo o surgimento de novas possibilidades de ensino-aprendizagem, que desenvolvam habilidades no aluno, preparando-o para lidar com os problemas da vida contemporânea.
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Revista Estudos em Design, Rio de Janeiro, RJ, Brasil, ISSN Impresso: 0104-4249, ISSN Eletrônico: 1983-196X
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