Uma Experiência em Design de Produto em uma Indústria Calçadista de Nova Serrana – MG

Heloisa Nazaré dos Santos, Eduardo Romeiro Filho

Resumo


A indústria calçadista de Nova Serrana tem como principais mercados Minas Gerais e São Paulo e apresenta pequena inserção no cenário internacional, exportando menos de 5% de sua produção. No Brasil, essa cidade é conhecida como produtora de calçados populares, de baixo valor agregado, destinados ao público das classes C e D. A pequena ou quase nula incorporação do design próprio aos produtos é um fator que contribui significativamente para uma visão de “indústria da cópia”, limitando a competitividade das empresas locais. Este trabalho busca analisar as possibilidades de inserção do design em uma indústria local de calçados esportivos. Em 2007, foi desenvolvida uma nova linha de produtos, visando atender as necessidades do mercado consumidor sem a utilização da cópia. A partir dos resultados do projeto, é discutida a inserção do design e proposto um novo método para o desenvolvimento do produto.

Palavras-chave


Indústria calçadista, Calçado, Desenvolvimento de produto, Conforto, Design

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DOI: https://doi.org/10.35522/eed.v23i2.231

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Revista Estudos em Design, Rio de Janeiro, RJ, Brasil, ISSN Impresso: 0104-4249, ISSN Eletrônico: 1983-196X

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