Para entender o panorama institucional do design a partir da noção de “campo” e do legado teórico de Pierre Bourdieu
Abstract
O artigo apresenta um parâmetro interpretativo para a compreensão do funcionamento e formação histórica das instituições dedicadas ao design: trata-se do arcabouço nocional desenvolvido pelo sociólogo Pierre Bourdieu, do qual serão apresentadas as noções de “campo”, “luta concorrencial”, “habitus”, “capital”, “doxa” e “illusio”. Serão apresentadas também as propriedades dos agentes situados nas posições “dominante”, “dominado”, “erudito” e “comercial”. Serão ainda comparados brevemente os modos de funcionamento dos campos de bens simbólicos e do campo econômico. Por fim, serão apresentados os fundamentos das instâncias que movem os campos em geral (produção, reprodução, difusão e consagração). Ao final, o artigo apresenta considerações sobre o desenvolvimento futuro de pesquisas a respeito do campo do design.
Keywords
Full Text:
PDF (Português (Brasil))References
BELLUCCIA, Raul. El diseño gráfico y suenseñanza: ilusiones y desengaños. Buenos
Aires: Paidós, 2007. 131 p.
BONSIEPE, Gui. Design como prática de projeto. São Paulo, SP: Blucher, 2012. 214 p.
BOURDIEU, Pierre. Razões práticas sobre a teoria da ação. São Paulo: Papirus, 1996.
p.
BOURDIEU, Pierre. Economia das trocas simbólicas. São Paulo: Perspectiva, 2001. 261 p.
BOURDIEU, Pierre. Os usos sociais da ciência: por uma sociologia clínica do campo
científico. São Paulo: UNESP, 2004. 87 p.
BOURDIEU, Pierre.Meditações pascalianas. Rio de Janeiro: Bertrand, 2007. 320 p.
BOURDIEU, Pierre. A produção da crença: contribuição para uma economia dos bens
simbólicos. Porto Alegre: Zouk, 2008a. 219 p.
BOURDIEU, Pierre. Para uma sociologia da ciência. Lisboa: EDIÇÕES 70, 2008b. 167 p.
CATANI, Afrânio M. et al. Vocabulário Bourdieu. Belo Horizonte: Autêntica, 2017. 398 p.
GRENFELL, Michel. Pierre Bourdieu: conceitos fundamentais.Petrópolis: Vozes, 2018.
p.
MAFFEI, Nicolas P. Norman Bel Geddes: American design visionary. Londres:
Bloomsbury, 2018.273 p.
MEGGS, P. B; PURVIS, A. W. História do design gráfico. São Paulo: Cosac&Naify, 2009.
p.
NOGUEIRA, Alice; NOGUEIRA, Cláudio M. M. Bourdieu & a educação. Belo Horizonte:
Autêntica, 2009. 149 p.
DOI: https://doi.org/10.35522/eed.v30i1.1385
Refbacks
- There are currently no refbacks.
Copyright (c) 2022 Ana Claudia Berwanger, Katia Broeto Miller, Myriam Salomão
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Revista Estudos em Design, Rio de Janeiro, RJ, Brasil, ISSN Impresso: 0104-4249, ISSN Eletrônico: 1983-196X
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.