Bordados e o design para a autonomia de mulheres: uma revisão sistemática da literatura
Abstract
Os bordados são uma manifestação de cultura material fortemente marcada pela feminilização, produção doméstica e pela precariedade econômica. O presente artigo objetiva avaliar o potencial dos bordados promoverem a autonomia de mulheres. Utiliza-se o método de análise bibliográfica, com recurso à Teoria do Enfoque Meta-Analítico Consolidado – TEMAC (MARIANO, et al., 2019), à luz do referencial teórico do design para a autonomia em Bonsiepe eEscobar, incorporandoas abordagens decolonial e feminista. Como resultado, são reconhecidas três áreas de promoção de autonomia de mulheres: artístico-cultural, socioeconômica e político-feminista. Há um valor cultural próprio dos bordados como uma arte invisível pelas mulheres, que subverte a tradicional hegemonia masculina. Enquanto em países do Norte Global há um maior acento no valor como hobby, em países do Sul acentua-se seu valor como estratégia de sobrevivência econômica. As rodas de bordado tornam-se uma sociotecnologia de cuidado, ao promoverem um vínculo de convivialidade comunitária entre mulheres. Os bordados permitem dar voz às mulheres na narrativa de suas histórias e questionamentos às opressões políticas. Esta revisão mapeia áreas de futuro aprofundamento para pesquisas empíricas sobrequestões do design para a promoção de autonomia de mulheres através dos bordados.
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DOI: https://doi.org/10.35522/eed.v30i1.1383
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Revista Estudos em Design, Rio de Janeiro, RJ, Brasil, ISSN Impresso: 0104-4249, ISSN Eletrônico: 1983-196X
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