Painel semântico: revisão sistemática da literatura sobre uma ferramenta imagética de projeto voltada à definição estético-simbólica do produto

Marcos Roberto dos Reis, Eugenio Andrés Díaz Merino

Resumo


O painel semântico é uma ferramenta imagética utilizada no decorrer do processo de definição estética (design) do projeto e tem, por finalidade, servir como referência estético-simbólica da forma e alinhar conceitos semânticos entre os profissionais envolvidos. Apesar de ser utilizado com frequência nos ambientes acadêmico e profissional, pesquisadores pontuam que o painel possui uma quantidade escassa de pesquisas direcionadas a explorar seus procedimentos de construção e aplicações. Este artigo tem como objetivo identificar as pesquisas publicadas que abordam esta ferramenta como principal elemento de estudo. O procedimento de pesquisa envolveu uma revisão sistemática da literatura, com consulta a oito bases de dados. Como resultado, foram identificadas 22 pesquisas, sendo estas divididas em 5 perfis temáticos e analisadas por suas características e contribuições. Observa-se, neste contexto, uma tendência por pesquisas relacionadas à virtualização e automatização do processo de elaboração do painel. Conclui-se que o painel semântico ainda é uma ferramenta com pequena quantidade de pesquisas publicadas e que estas têm sido, em sua maioria, direcionadas a tornar mais colaborativas e ágeis as práticas de seu processo construtivo, contribuindo com a dinâmica dos processos de projeto.


Palavras-chave


Construção do painel semântico, Processo de design, Revisão sistemática

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DOI: https://doi.org/10.35522/eed.v28i1.893

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