Design centrado no usuário e seus princípios éticos norteadores no ensino do design

Andréia Salvan Pagnan, Giovana Costa Simplício, Valéria Carvalho Santos

Resumo


Na busca por denominações para um design voltado ao usuário encontram-se termos como: “empático”, “inclusivo”, “centrado no ser-humano”, ou ainda, o adotado pelos autores neste artigo: “design centrado no usuário”. Estas modalidades apresentam semelhanças na importância que dão à interação entre quem executa um projeto e para quem o projeto se destina, como forma de ampliar a visão dos profissionais sobre questões alheias ao seu conhecimento. Tratando-se de projetos com envolvimento dos usuários, devem-se observar os princípios éticos nos trabalhos. À universidade e aos educadores, cabe informar e conduzir o aluno nas suas escolhas. Neste artigo busca-se uma abordagem dos princípios éticos envolvidos no processo mediado pelos docentes de graduação em design. Para ilustrar este processo, é apresentado o relato de experiência do projeto realizado por uma aluna de Design de Produto, mostrando etapas do desenvolvimento de um novo produto centrado no usuário.


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