Navegação em hipermídia: efeitos do uso de metáforas, ferramentas de auxílio à navegação e restrição de tempo

Stephania Padovani

Resumo


Este estudo investiga os efeitos do uso de metáforas, ferramentas de auxílio à
navegação e tempo alocado para a realização da tarefa sobre a navegação em
hipermídia. Para tal, realizamos um estudo experimental manipulando as três
variáveis mencionadas: metáfora (espacial versus social), ferramenta
(nenhuma, mapa, bookmark, ambas) e tempo (livre versus restrito).
Participaram voluntariamente da pesquisa 240 estudantes de graduação e pósgraduação.
O experimento consistia de uma tarefa computadorizada de busca
de informações seguida de um desenho de mapa para o site e por fim um
questionário abordando aspectos mais subjetivos. Os resultados comprovaram
os benefícios da metáfora espacial, o efeito de degradação da performance
gerado pela pressão de tempo e a utilidade contextual das ferramentas de
auxílio à navegação.


Palavras-chave


auxílio à navegação, metáfora, restrição de tempo.

Texto completo:

PDF

Referências


Baddeley, A. D. A zeigarnik-like effect in the recall of anagram solutions.

Quartely Journal of Experimental Psychology 15, 1963, p. 63-64.

Baddeley, A. D. Human Memory: theory and practice. Hove: Taylor &

Francis, 1997.

Bower, G. H.; Clark, M. C.; Lesgold, A. M.; Winzenz, D. Hierarchical retrieval schemes in recall of categorized word lists. Journal of Verbal Learning and Verbal Behaviour 8, 1969. p. 823-843.

Godden, D.R., Baddeley, A.D. Context-dependent memory in two natural

environments: on land and underwater. British Journal of Psychology 66, 1975. p. 325–331.

Hammond, N., Allinson, L., The travel metaphor as design principle and

training for navigating around complex systems. In: People and Computers, III: Proceedings of HCI ’87 Conference. Cambridge: Cambridge University Press, 1987. p. 75–90.

Kim, J. An empirical study of navigation aids in customer interfaces.

Behaviour & Information Technology 18 (3), 1999. p. 213–224.

Kim, H.; Hirtle, S.C., Spatial metaphors and disorientation in hypertext

browsing. Behaviour and Information Technology 14, 1995. p. 239–250.

Li, D. Y.; Su, Y. L. The effect of time pressure on expert system based training for emergency management. Behaviour & Information Technology, vol 17, no 4, 1998. p. 195-202.

McDonald, S.; Stevenson, R.J. Effects of text structure and prior knowledge of the learner on navigation in hypertext. Human Factors 40, 1998. p. 18–27.

Morris, C.D.; Bransford, J.D.; Franks, J.J. Levels of processing versus transfer appropriate processing. Journal of Verbal Learning and Verbal Behaviour 16, 1977. p. 519–533.

Nielsen, J. Navigating Large Information Spaces. In: Nielsen, J. (Ed.)

Multimedia and Hypertext: the Internet and Beyond. London: AP Professional, 1995. p. 247-272.

O’Hara, K.P.; Payne, S.J. The effects of operator implementation cost on

planfulness of problem solving and learning. Cognitive Psychology 35, 1998. p. 34–70.

Padovani, S. The effect of navigationalaids on users’ navigation strategies. Unpublished Ph.D. Thesis, Loughborough University, UK. 2001.

Payne et al. Adaptive strategy selection in decision making. Journal of

Experimental Psychology, 14, 1988. p. 534-552.

Smilowitz, E.D., 1996. Do metaphors make web browsers easier to use? In Designing for the Web: Empirical Studies. Disponível em:

<http://www.baddesigns.com/mswebcnf.htm>. Acesso em: 29/agosto/2006.

Tauscher, L.; Greenberg, S. How people revisit web pages: empirical findings and implications for the design of history systems. International Journal of Human-Computer Studies 47, 1997. p.97–137.

WRIGHT, P. The harassed decision maker: time pressure, distraction and the use of evidence. Journal of Applied Psychology, 59, 1974. p. 555-561.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2020 Stephania Padovani

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - NãoComercial 4.0 Internacional.

Revista Estudos em Design, Rio de Janeiro, RJ, Brasil, ISSN Impresso: 0104-4249, ISSN Eletrônico: 1983-196X

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.