Como estudantes de Design visualizam o uso de princípios de design de interfaces mobile em aplicativos educacionais?

Maicon Bernert Puppi, Stephania Padovani

Resumo


Alunos de Design de uma Universidade de Curitiba-PR, para realizar uma atividade da área de Interação Humano-Computador móvel, precisaram selecionar, interagir, analisar e relacionar aplicativos educacionais para smartphones com a teoria sobre contexto de mobilidade do usuário, fornecida pelo professor. O objetivo esteve relacionado ao modo com que tais estudantes percebem o uso de princípios para o design de interfaces em tais cenários. A atividade foi apresentada pelos discentes para toda a turma e depois analisada pelos dois autores pesquisadores. A comparação dos dados obtidos em 3 turmas, de 3 semestres consecutivos, através das justificativas dadas por cada dupla de alunos na atividade, permitiu aos pesquisadores traçar, em meio a uma amostra de caráter qualitativo, um breve perfil das performances dos alunos na área. Observou-se como eles fazem suas escolhas de aplicativos em um contexto específico, analisam seu design de interface e os justificam (usando ou não) princípios de design já estabelecidos por especialistas da área.


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DOI: https://doi.org/10.35522/eed.v25i2.489

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Revista Estudos em Design, Rio de Janeiro, RJ, Brasil, ISSN Impresso: 0104-4249, ISSN Eletrônico: 1983-196X

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