Design para serviços: uma intervenção em uma Unidade Básica de Saúde do Sistema Único de Saúde Brasileiro

Karine de Mello Freire

Resumo


Inspirado em estudos desenvolvidos para o National Health System (NHS) inglês, este artigo apresenta um estudo pioneiro desenvolvido em uma Unidade Básica de Saúde Brasileira, por meio de uma pesquisa-ação, com o objetivo de analisar a contribuição do design para inovar a oferta dos serviços públicos de saúde no Brasil de forma a envolver o usuário ativamente na preservação da sua saúde. Após o aceite da Unidade Básica de Saúde em participar do estudo, iniciamos o processo de design com a abordagem projetual experience-based design. Envolvemos a equipe da Unidade para a escolha do foco do projeto, que escolheu os serviços voltados aos pacientes diabéticos tipo II. A processualidade projetual analisada neste artigo diz respeito ao conjunto de atividades: refletir e visualizar. Como resultado, esta abordagem mostrou-se adequada para propor um novo conceito de serviço de saúde, atendendo as diretrizes de humanização dos serviços estabelecidas pelo Estado.


Palavras-chave


Design para serviços, Design baseado na experiência, Serviços de saúde

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DOI: https://doi.org/10.35522/eed.v24i2.341

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