Gestão do design na identificação dos fatores de impactos ambientais da construção civil

Mariana Sousa Valporto, Patrícia Silva Azevedo Patrícia Silva Azevedo Patrícia Silva Azevedo

Resumo


A indústria da Construção Civil é ainda grande causadora de impactos ao meio ambiente, destacando-se pelo consumo excessivo de matéria-prima, energia, água e o grande volume de resíduos. De uma forma geral, a busca pelo desenvolvimento sustentável é um grande desafio no setor da indústria que mais consome e polui o meio comum. Este artigo tem o objetivo principal de identificar os fatores de impactos ambientais oriundos das atividades do setor da construção civil através de ferramentas de gestão do design investigando a tomada de decisão de empresas construtoras atuantes na cidade de São Luís MA, e assim colaborar com a sustentabilidade efetiva do setor.


Palavras-chave


Gestão do Design; Impacto ambiental; Construção civil

Texto completo:

PDF

Referências


ABRECON - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA PARA RECICLAGEM DE RESÍDUOS DA CONSTRUÇÃO CIVIL E DEMOLIÇÃO. Disponível em: Acesso: 19 ago. 2014.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE EMPRESAS DE LIMPEZA PÚBLICA E RESÍDUOS ESPECIAIS - ALBREPE. Panorama dos Resíduos Sólidos no Brasil - 2012. Disponível em: Acesso: 20

ago. 2014.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR ISO 10004: Resíduos sólidos – Classificação.Rio de Janeiro, 2004. 71p.

Araújo, Miranda. Viviane: Práticas Recomendadas para a Gestão mais Sustentável de canteiros de obras. 2010. 228 f. Dissertação (Mestrado). Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. . Departamento de Engenharia de Construção Civil.

Agenda 21. Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e Desenvolvimento.Brasilia, 1995.

AGOPYAN, Vahan. O desafio da sustentabilidade na construção civil. volume 5/ VahanAgopyan, Vanderley M. John; José Goldemberg, coordenador. – São Paulo: Blucher, 2011.

AGOPYAN, V. Construção Civil consome até 75% da matéria-prima do planeta. In: Globo Ciência. 2013. Disponível em: http://glo.bo/12yaSCY, acesso em 24.11.2015.

AZEVEDO, Patrícia. S. Eco eficiência no design de móveis sob encomenda. Tese (Doutorado em Ciências Florestais). São Paulo: Blucher Acadêmico, 2011. 126 p.

BARSANO, Paulo Roberto. Meio Ambiente: guia prático e didático / Paulo Roberto Barsano, Rildo Pereira Barbosa. – 1 ed. São Paulo: Érica, 2012.

BONSIEPE, Gui. A “tecnologia” da tecnologia/ Gui Bonsiepe; prefácio Darcy Ribeiro. – São Paulo: Edgard Blucher, 1983.

CAVALCANTE, et al. Design para a Sustentabilidade – um conceito interdisciplinar em construção. Projética. Revista Cientifica de Design. Londrina.v.3.n1 julho,2012.

CBIC. Câmara Brasileira da Indústria da Construção Civil (http://www.cbic.org.br/)Acesso em janeiro de 2014.

CBCS. Materiais, componentes e a construção sustentável. Comitê temático de materiais posicionamento CBCS. São Paulo, 2009 (www.cbcs.org.br/userfiles/comitestematicos/materiais/CT_materiais) Acesso em março de 2014.

BRASIL. Resolução CONAMA N° 01, de 23 de janeiro de 1986 Dispõe sobre critérios básicos e diretrizes gerais para a avaliação de impacto ambiental. Ministério do Meio Ambiente. Disponível em:http://www.mma.gov.br/port/conama/legislacao/CONAMA_RES_CONS_1986_001.pdf. Acesso em 20 nov. 2015.

________. Resolução CONAMA N° 307, de 05 de julho de 2002 Dispõe sobre gestão dos resíduos da construção civil. Ministério do Meio Ambiente. Disponível em: . Acesso em 21 nov. 2013.

GARCIA. Juan C.C. Ecodesign: estudo de caso em uma indústria de móveis de escritório. 2007. 157p. Dissertação (Mestrado em engenharia de produção) – Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2007.

GORB, Peter. Design management. New York: Van Nostrand Reinhold, 1990.

Guia CBIC de boas práticas em sustentabilidade na indústria da Construção - Brasília: Câmara Brasileira da Indústria da Construção; Serviço Social da Indústria; Nova Lima: Fundação Dom Cabral, 2012.160p.

GUELERE FILHO, A, et al. ECODESIGN: MÉTODOS E FERRAMENTAS. XXVIII ENCONTRO NACIONAL DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO. A integração de cadeias produtivas com a abordagem da manufatura sustentável. Rio de Janeiro,2008.

FRAGA,Faria Marcel: Panorama da geração de resíduos da construção civil em belo horizonte: medidas de minimização com base em projeto e planejamento de obras.2006.75f. Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Minas Gerais

Programa de Pós-Graduação em Saneamento, Meio Ambiente e Recursos Hídricos.

JÚNIOR, ALCIR V. e DEMAJOROVIC (org). Modelos e ferramentas de gestão ambiental: desafios e perspectivas para as organizações. São Paulo: Editora Senac, 2006.

SACHS, Ignacy. Caminhos para o desenvolvimento sustentável. Rio de Janeiro: Garamond, 2008.3ª ed.

KAZAZIAN, T. Haverá a idade das coisas leves: design e desenvolvimento sustentável. SP: SENAC SP, 2005.

LÖBACH, Bernd. Design industrial – Bases para a configuração dos produtos industriais / BerndLöbach; tradução Freddy Van Camp – São Paulo: Editora Blucher, 2001.

MANZINI, E.; VEZZOLI, C. O desenvolvimento de produtos sustentáveis. Trad. Astrid de Carvalho. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2005.

MOZOTA, Brigitte Borja de. Gestão do design: usando o design para construir valor de marca e inovação corporativa/revisão técnica: Gustavo Severo de Borba. – Porto Alegre: Bookman, 2011.

OLIVEIRA, Verônica Macário de. MARTINS , Maria de Fátima E CÂNDIDO, Gesinaldo Ataíde. O Ecodesign como Ferramenta de Gestão Ambiental aplicada ao Setor da Construção Civil: o caso de um Condomínio Horizontal com Proposta Sustentável em Campina Grande – PB. V Encontro de Estudos em Estratégia. Porto Alegre/RS ,2011.

PAPANEK, Victor. Design for the real world. New York: Thames and Hudson, 2000.

PAPANEK, Victor. Arquitectura e Design: Ecologia e Ética. Lisboa: Edições 70, 1995

PNUD, 2012. Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento, Objetivos de. Desenvolvimento do Milênio. Disponível em: http://www.pnud.org.br/odm/.

TEXEIRA, Luciene Pires e CARVALHO, Fátima Marilia Andrade de. A CONSTRUÇÃO CIVIL COMO INSTRUMENTO DE DESENVOLVIMENTO DA ECONOMIA BRASILEIRA.Revista Paranaense de Desenvolvimento, Curitiba,n.109, p. 09-26, jul/dez. 2005.

SANCHES, ROBERTA. A avaliação de impacto ambiental e as normas de gestão ambiental da série ISO 14000: características técnicas, comparações e subsídios à integração/ Dissertação de Mestrado em Ciências da Engenharia Ambiental. Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo,2011.




DOI: https://doi.org/10.35522/eed.v24i1.300

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2020 Mariana Sousa Valporto, Patrícia Silva Azevedo Patrícia Silva Azevedo Patrícia Silva Azevedo

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - NãoComercial 4.0 Internacional.

Revista Estudos em Design, Rio de Janeiro, RJ, Brasil, ISSN Impresso: 0104-4249, ISSN Eletrônico: 1983-196X

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.