Gestão do design na identificação dos fatores de impactos ambientais da construção civil
Resumo
A indústria da Construção Civil é ainda grande causadora de impactos ao meio ambiente, destacando-se pelo consumo excessivo de matéria-prima, energia, água e o grande volume de resíduos. De uma forma geral, a busca pelo desenvolvimento sustentável é um grande desafio no setor da indústria que mais consome e polui o meio comum. Este artigo tem o objetivo principal de identificar os fatores de impactos ambientais oriundos das atividades do setor da construção civil através de ferramentas de gestão do design investigando a tomada de decisão de empresas construtoras atuantes na cidade de São Luís MA, e assim colaborar com a sustentabilidade efetiva do setor.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFReferências
ABRECON - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA PARA RECICLAGEM DE RESÍDUOS DA CONSTRUÇÃO CIVIL E DEMOLIÇÃO. Disponível em: Acesso: 19 ago. 2014.
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE EMPRESAS DE LIMPEZA PÚBLICA E RESÍDUOS ESPECIAIS - ALBREPE. Panorama dos Resíduos Sólidos no Brasil - 2012. Disponível em: Acesso: 20
ago. 2014.
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR ISO 10004: Resíduos sólidos – Classificação.Rio de Janeiro, 2004. 71p.
Araújo, Miranda. Viviane: Práticas Recomendadas para a Gestão mais Sustentável de canteiros de obras. 2010. 228 f. Dissertação (Mestrado). Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. . Departamento de Engenharia de Construção Civil.
Agenda 21. Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e Desenvolvimento.Brasilia, 1995.
AGOPYAN, Vahan. O desafio da sustentabilidade na construção civil. volume 5/ VahanAgopyan, Vanderley M. John; José Goldemberg, coordenador. – São Paulo: Blucher, 2011.
AGOPYAN, V. Construção Civil consome até 75% da matéria-prima do planeta. In: Globo Ciência. 2013. Disponível em: http://glo.bo/12yaSCY, acesso em 24.11.2015.
AZEVEDO, Patrícia. S. Eco eficiência no design de móveis sob encomenda. Tese (Doutorado em Ciências Florestais). São Paulo: Blucher Acadêmico, 2011. 126 p.
BARSANO, Paulo Roberto. Meio Ambiente: guia prático e didático / Paulo Roberto Barsano, Rildo Pereira Barbosa. – 1 ed. São Paulo: Érica, 2012.
BONSIEPE, Gui. A “tecnologia” da tecnologia/ Gui Bonsiepe; prefácio Darcy Ribeiro. – São Paulo: Edgard Blucher, 1983.
CAVALCANTE, et al. Design para a Sustentabilidade – um conceito interdisciplinar em construção. Projética. Revista Cientifica de Design. Londrina.v.3.n1 julho,2012.
CBIC. Câmara Brasileira da Indústria da Construção Civil (http://www.cbic.org.br/)Acesso em janeiro de 2014.
CBCS. Materiais, componentes e a construção sustentável. Comitê temático de materiais posicionamento CBCS. São Paulo, 2009 (www.cbcs.org.br/userfiles/comitestematicos/materiais/CT_materiais) Acesso em março de 2014.
BRASIL. Resolução CONAMA N° 01, de 23 de janeiro de 1986 Dispõe sobre critérios básicos e diretrizes gerais para a avaliação de impacto ambiental. Ministério do Meio Ambiente. Disponível em:http://www.mma.gov.br/port/conama/legislacao/CONAMA_RES_CONS_1986_001.pdf. Acesso em 20 nov. 2015.
________. Resolução CONAMA N° 307, de 05 de julho de 2002 Dispõe sobre gestão dos resíduos da construção civil. Ministério do Meio Ambiente. Disponível em: . Acesso em 21 nov. 2013.
GARCIA. Juan C.C. Ecodesign: estudo de caso em uma indústria de móveis de escritório. 2007. 157p. Dissertação (Mestrado em engenharia de produção) – Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2007.
GORB, Peter. Design management. New York: Van Nostrand Reinhold, 1990.
Guia CBIC de boas práticas em sustentabilidade na indústria da Construção - Brasília: Câmara Brasileira da Indústria da Construção; Serviço Social da Indústria; Nova Lima: Fundação Dom Cabral, 2012.160p.
GUELERE FILHO, A, et al. ECODESIGN: MÉTODOS E FERRAMENTAS. XXVIII ENCONTRO NACIONAL DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO. A integração de cadeias produtivas com a abordagem da manufatura sustentável. Rio de Janeiro,2008.
FRAGA,Faria Marcel: Panorama da geração de resíduos da construção civil em belo horizonte: medidas de minimização com base em projeto e planejamento de obras.2006.75f. Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Minas Gerais
Programa de Pós-Graduação em Saneamento, Meio Ambiente e Recursos Hídricos.
JÚNIOR, ALCIR V. e DEMAJOROVIC (org). Modelos e ferramentas de gestão ambiental: desafios e perspectivas para as organizações. São Paulo: Editora Senac, 2006.
SACHS, Ignacy. Caminhos para o desenvolvimento sustentável. Rio de Janeiro: Garamond, 2008.3ª ed.
KAZAZIAN, T. Haverá a idade das coisas leves: design e desenvolvimento sustentável. SP: SENAC SP, 2005.
LÖBACH, Bernd. Design industrial – Bases para a configuração dos produtos industriais / BerndLöbach; tradução Freddy Van Camp – São Paulo: Editora Blucher, 2001.
MANZINI, E.; VEZZOLI, C. O desenvolvimento de produtos sustentáveis. Trad. Astrid de Carvalho. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2005.
MOZOTA, Brigitte Borja de. Gestão do design: usando o design para construir valor de marca e inovação corporativa/revisão técnica: Gustavo Severo de Borba. – Porto Alegre: Bookman, 2011.
OLIVEIRA, Verônica Macário de. MARTINS , Maria de Fátima E CÂNDIDO, Gesinaldo Ataíde. O Ecodesign como Ferramenta de Gestão Ambiental aplicada ao Setor da Construção Civil: o caso de um Condomínio Horizontal com Proposta Sustentável em Campina Grande – PB. V Encontro de Estudos em Estratégia. Porto Alegre/RS ,2011.
PAPANEK, Victor. Design for the real world. New York: Thames and Hudson, 2000.
PAPANEK, Victor. Arquitectura e Design: Ecologia e Ética. Lisboa: Edições 70, 1995
PNUD, 2012. Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento, Objetivos de. Desenvolvimento do Milênio. Disponível em: http://www.pnud.org.br/odm/.
TEXEIRA, Luciene Pires e CARVALHO, Fátima Marilia Andrade de. A CONSTRUÇÃO CIVIL COMO INSTRUMENTO DE DESENVOLVIMENTO DA ECONOMIA BRASILEIRA.Revista Paranaense de Desenvolvimento, Curitiba,n.109, p. 09-26, jul/dez. 2005.
SANCHES, ROBERTA. A avaliação de impacto ambiental e as normas de gestão ambiental da série ISO 14000: características técnicas, comparações e subsídios à integração/ Dissertação de Mestrado em Ciências da Engenharia Ambiental. Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo,2011.
DOI: https://doi.org/10.35522/eed.v24i1.300
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2020 Mariana Sousa Valporto, Patrícia Silva Azevedo Patrícia Silva Azevedo Patrícia Silva Azevedo
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - NãoComercial 4.0 Internacional.
Revista Estudos em Design, Rio de Janeiro, RJ, Brasil, ISSN Impresso: 0104-4249, ISSN Eletrônico: 1983-196X
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.