A transformação do processo de design de embalagem no Brasil: o impacto da digitalização e da impressão digital
Resumo
Este artigo analisa como a digitalização, a impressão digital e a Indústria 4.0 tiveram impacto no processo de design de embalagens no Brasil, a partir da perspectiva de designers atuantes desde a década de 1980. Por meio de entrevistas semiestruturadas em profundidade com profissionais experientes, categorizadas com base em modelos de metodologia de design (Cross, 2001), gestão de projeto (Cao; Protzen, 1999) e de design sistêmico (Jones, 2024), a pesquisa identifica mudanças significativas em áreas como prototipagem, relacionamento com clientes e fornecedores, e habilidades exigidas dos profissionais. Os resultados sugerem que o avanço tecnológico redesenhou práticas projetuais e evidencia lacunas na formação profissional contemporânea.
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DOI: https://doi.org/10.35522/eed.v33i2.2194
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Revista Estudos em Design, Rio de Janeiro, RJ, Brasil, ISSN Impresso: 0104-4249, ISSN Eletrônico: 1983-196X

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