A prática do design de livros como materialização probabilística: uma proposta de diagrama

Gabriela Araujo Ferraz Oliveira

Abstract


Este artigo tem como objetivo apresentar um diagrama que compreenda e demonstre os fatores heterogêneos que permeiam a prática do design de livros. A proposta incorpora o paradigma da materialidade probabilística (Drucker, 2009, 2013) como fundamento teórico e prático, expresso pelo pressuposto de que a atividade do design de livro é sempre relacional e contingente e só adquire concretude quando situado. Ao longo do artigo, apresentamos cada uma das categorias, agrupadas em classes, que informam o/a designer de livro para a tomada de decisões de projeto gráfico. Assim, esta contribuição demonstra que o design de livros é uma atividade extremamente complexa que consiste na articulação de demandas que são materializadas em um objeto: o livro.


Keywords


Design de livro, materialidade probabilística, projeto gráfico

References


ADAMS, T. R.; BARKER, N. A New Model for the Study of the Book. Em: BARKER, N. (Ed.). A potence of life: books in society. The British Library studies in the history of the book. London: The British Library, 1993.

BARONE, N. Entre capas e capistas. Rio de Janeiro: 2AB, 2022.

BHASKAR, M. The content machine: towards a theory of publishing from the printing press to the digital network. London; New York: AnthemPress, 2013.

BOURDIEU, P. The Forms of Capital. Em: RICHARDSON, J. G. (Ed.). Handbook of Theory and Research for the Sociology of Education. [s.l.] Bloomsbury Publishing PLC, 1986.

BOURDIEU, P. A economia das trocas simbólicas. São Paulo: Perspectiva, 2007.

BOURDIEU, P. Capital simbólico e classes sociais. Novos Estudos – CEBRAP, n. 96, p. 105–115, 2013.

CAINE, D. Como resistir à Amazon e por quê: a luta por economias locais, proteção de dados, trabalho justo, livrarias independentes e um futuro impulsionado por pessoas. São Paulo: Elefante, 2023.

CASTEDO, R. DA S. O design editorial na conformação do livro como dispositivo: um olhar a partir de Memórias Póstumas de Brás Cubas. Tese (Doutorado em Design). UFRGS, Porto Alegre, 2016.

CONTI, A. Felipe Neto se engana sobre preço dos livros. Folha de São Paulo, 19 jul. 2023.

COUTINHO, S. Editoras independentes: a materialidade diferenciada na era da concentração editorial. Em: UTSCH, A.; LANDI, T. (Eds.). Materialidade do texto: estudos sobre cultura impressa e literatura. Belo Horizonte: Moinhos, 2022.

COUTINHO, S. M.; SILVA, V. S. S. A materialidade do livro no microcosmo gráfico-independente. Caligrama: Revista de Estudos Românicos, [s. l.], v. 29, n. 3, p. 95–109, 2024.

DRUCKER, J. Graphical Readings and the Visual Aesthetics of Textuality. Text, v. 16, p. 267–276, 2006.

DRUCKER, J. Entity to Event: From Literal, Mechanistic Materiality to Probabilistic Materiality. Parallax, v.15, n. 4, p. 7–17, nov. 2009.

DRUCKER, J. Diagramatic writing. Eindhoven: Onomatopee, 2013.

GOGGIN, J. The Matta-Clark Complex: Materials, Interpretation and the Designer. Em: SMET, C. DE; BONDT, S. DE; MUGGERIDGE, F. (Eds.). The form of the book book. London: Occasional Papers, 2010.

HASLAM, A. O livro e o designer II: como criar e produzir livros. São Paulo: Rosari, 2007.

HENDEL, R. O Design do livro. São Paulo: Ateliê Editorial, 2003.

HOCHULI, J. El diseño de libros: práctica y teoría. València: Campgràfic, 2005.

HOCHULI, J. Systematic book design?. Paris: Éditions B42, 2020.

JARDÍ, E. Así se hace un libro. Barcelona: Arpa, 2019.

MELOT, M. Livro,. São Paulo: Ateliê Editorial, 2012.

MEVIS, A. Every Book Starts with an Idea: Notes for Designers. Em: SMET, C. DE; BONDT, S. DE; MUGGERIDGE, F. (Eds.). The form of the book book. London: Occasional Papers, 2010.

MUNIZ JR., J. de S. Girafas e bonsais: editores “independentes” na Argentina e no Brasil (1991-2015). Tese (Doutorado em Design). USP, São Paulo, 2016.

MURRAY, S. Introduction to contemporary print culture: books as media. Abingdon, Oxon: Routledge, 2021.

OLIVEIRA, G. A. F. O design na construção do livro: A Coleção Particular da editora Cosac Naify. Dissertação (Mestrado em Design). UFPE, Recife, 2016.

OLIVEIRA, G. A. F.; WAECHTER, H. da N. A construção de significados por meio do projeto gráfico: uma análise dos livros Avenida Niévski e Notas de Petersburgo de 1836, da editora Cosac Naify. In: Anais do 9° Congresso Internacional de Design da Informação. Belo Horizonte: Editora Blucher, 2019.

OLIVEIRA, G. A. F.; WAECHTER, H. da N. O design de livros a partir da materialidade probabilística: uma discussão inicial. In: Anais do 10º Congresso Internacional de Design da Informação. Curitiba: Editora Blucher, 2021.

OLIVEIRA, G. A. F.; WAECHTER, H. da N. O design em uma teoria da publicação: explicitando a atividade de configuração da informação no mercado editorial contemporâneo, p. 301-315. In: Anais do 11º Congresso Internacional de Design da Informação. São Paulo: Blucher, 2024.

OLIVEIRA, G. A. F. A prática do design de livros: compreendendo o objeto impresso como materialização probabilística. Tese (Doutorado em Design), UFPE, Recife, 2023.

SAMARA, T. Typography workbook: a real-world guide to using type in graphic design. Gloucester, Mass: Rockport Publishers, 2004.

SOUZA, I. L. A capa do livro como interface entre o design, o mercado e a cultura: um estudo multicaso de dois selos do grupo Companhia das Letras. Tese (Doutorado em Design) UFPE, Recife, 2022.

SQUIRES, C. Marketing literature: the making of contemporary writing in Britain. Basingstoke: Palgrave Macmillan, 2007.

THOMPSON, J. B. Mercadores de cultura: o mercado editorial do século XXI. São Paulo: Editora Unesp, 2013.

TWYMAN, M. The graphic presentation of language. Information design journal, v. 3, n. 1, p. 2–22, 1982.

WARDE, B. The Crystal Goblet: Sixteen essays on typography. Cleveland and New York: The World Publishing Company, 1956.




DOI: https://doi.org/10.35522/eed.v33i2.2192

Refbacks

  • There are currently no refbacks.


Copyright (c) 2025 Gabriela Araujo Ferraz Oliveira,

Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.

Revista Estudos em Design, Rio de Janeiro, RJ, Brasil, ISSN Impresso: 0104-4249, ISSN Eletrônico: 1983-196X

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.