Expectativa e percepção dos usuários na fase de mudança: estudo de caso nas salas de aula da Escola de Design

Gabriela Leisa d Brito, Iara Sousa Castro

Resumo


A temática deste artigo abrange a relação usuário-ambiente e as potencialidades de se explicitar as experiências dos usuários no processo de mudança de um espaço para outro, antes que estas experiências sejam cristalizadas com o passar dos meses, a fim de tirar lições para a prática projetual do designer de ambientes. Ao considerar que a fase de mudança é organizada em cinco etapas, o objetivo deste artigo é analisar a etapa de espera e a etapa do início do uso, nos primeiros dez dias do start-up, de uma edificação de ensino superior. Os procedimentos metodológicos foram pautados nos princípios e instrumentos clássicos da Avaliação Pós-Ocupação, adotando-se as salas de aula como objeto de estudo.Explorar essas duas etapas permitiu analisar as expectativas e as percepções iniciais dos usuários futuros em relação à edificação que iriam ocupar, atreladas com a memória e conhecimento desses usuários em relação à edificação que ocupavam anteriormente.


Palavras-chave


Expectativa, Percepção, Fase de mudança, Salas de aula, Avaliação Pós-Ocupação.

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DOI: https://doi.org/10.35522/eed.v32i1.1882

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