Um Game Design Canvas para Auxiliar na Concepção de Jogos para Saúde

Emmanuel Gomes Souza, Tadeu Moreira de Classe, Ronney Moreira de Castro

Resumo


Existem diferentes jogos para a saúde, contudo, é importante que existam métodos, técnicas e ferramentas para uso das equipes multidisciplinares de game design para a concepção de tais jogos. Diante deste contexto, foi proposto o CaSEJ, um game design canvas criado com o propósito de auxiliar a atividade de brainstorming e, com isso, organizar os elementos para o design de jogos para a saúde. Esta pesquisa se baseia na criação de artefatos, tendo como base metodológica a design science research, a qual prevê a demonstração e avaliação do CaSEJ (artefato), contribuindo para a geração conhecimento teórico-técnico. Os resultados mostram evidências de que o CaSEJ é útil e viável e que, os jogos que o utilizaram como suporte, poderiam ser aplicados na identificação de tratamento em saúde.


Palavras-chave


Design Science Research, Game Design Canvas, Jogos para saúde

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DOI: https://doi.org/10.35522/eed.v31i3.1814

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