A disciplina de design no ensino fundamental: explorando possibilidades de inovação na educação

Liliane de Fátima Grein, Everton Bedin, Caroline Medeiros Marins de Almeida

Resumo


Considerando à preocupação com os desafios acadêmicos que os estudantesencontram ao adentrarem no Ensino Médio e na universidade, em 2018, a disciplina de Design foi criada para estudantes do 9º Ano de um colégio particularem Curitiba – o Colégio Medianeira. O objetivo desta pesquisa é analisara percepção deestudantes do 9º Ano do Ensino Fundamental referente a proposta da disciplina de Design e a sua possibilidade de inovação na educação. Trata-se de uma pesquisa-ação de abordagem qualitativa envolvendo 30 estudantes do 9º Ano do Ensino Fundamental. Para a coleta de dados, foi adotado como instrumento um questionário com questões abertas, interpretadas via análise de conteúdo. Diante dos resultados analisados, percebe-se o caráter inovador da prática do Design em sala de aula devido àabordagem criativa e de soluções de problemas, da alfabetização visual associada ao uso de tecnologias e da vinculação de metodologias e práticas que incentivam o desenvolvimento do conhecimento.


Palavras-chave


Considerando à preocupação com os desafios acadêmicos que os estudantesencontram ao adentrarem no Ensino Médio e na universidade, em 2018, a disciplina de Design foi criada para estudantes do 9º Ano de um colégio particularem Curitiba – o Colégio Medianei

Texto completo:

PDF

Referências


BAUMAN, Zygmunt. Modernidade líquida. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2001. 280 p.

BARDIN, Laurence. Análise de Conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2021. 288 p.

BEST, Kathryn. Fundamentos de gestão do design. Porto Alegre: Bookman, 2012. 208 p.

BONSIEPE, Gui. Design, Cultura e Sociedade. São Paulo: Editora Blucher, 2011. 270 p.

BORBA, Gustavo.; PIANGERS, Marcos. A escola do futuro: o que querem (e precisam) alunos, pais e professores. Porto alegre: Penso, 2019. 132 p.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.

COUTO, Rita Maria de Souza; PORTUGAL, Cristina; RIBEIRO, Flávia Nizia da Fonseca; OLIVEIRA, Izabel Maria; NOVAES, Luiza. Design em Situações de Ensino-Aprendizagem: 20 anos de pesquisa no Laboratório Interdisciplinar de Design/Educação. Rio de Janeiro: Rio Books, 2014. 360 p.

CROSS, Niel. Designerly ways of knowing. Boston: Springer, 2006. 128 p.

DABNER, David; STEWART, Sandra; ZEMPOL, Eric. Curso de design gráfico: princípios e práticas. São Paulo: Gustavo Gili, 2019. 208 p.

DAVIS, Meredith. Design as a catalyst for learning. Virgínia: ASDC, 1997. 147 p.

DUDENEY, Gavin; HOCKLY, Nicky; PEGRUM, Mark. Letramentos digitais. São Paulo: Parábola Editorial, 2016. 352 p.

FEDERIZZI, Carla Link; BORBA, Gustavo; FREIRE, Karine de Mello (Org.). Design estratégico para a inovação cultural e social. Design para Inovação Social no âmbito da cidade: da teoria a práticas no Estado de São Paulo.Porto Alegre: Ed. dos autores, 2021. 107 p.

FONTOURA, Antônio Martiniano. EdaDe:a educação de crianças e jovens através do design. 2002. 337 p. Tese (Doutorado) – Departamento de Engenharia de Produção e Sistema, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2002.

FRASCARA, Jorge. Communication design: principles, methods, and practice. New York: Allworth Press, 2004. 240 p.

GADOTTI, Moacir. Informação, conhecimento e sociedade em rede: que potencialidades?.Educação, Sociedade & Culturas, Porto, nº 23, pp. 43-57, 2005.

GERHARDT, Tatiana Engel; SILVEIRA, Denise Tolfo (Orgs.). Métodos de Pesquisa. Porto Alegre: Editora UFRGS, 2009. 118 p.

HARGREAVES, Andy. O ensino na sociedade do conhecimento: a educação na era da insegurança. Porto: Porto Editora, 2003. 208 p.

HERNÁNDEZ, Fernando. Cultura Visual, mudança educativa e projeto de trabalho. Porto Alegre: Editora Penso, 2000. 264 p.

KISTMANN, Virginia Borges. Interdisciplinaridade: questões quanto à pesquisa e à inovação em design. Estudos em Design, Rio de Janeiro, v. 22, n. 3, pp. 81-99, 2014.

MANZINI, Ezio. Design.Quando todos fazem design. São Leopoldo: Unisinos, 2017. 254 p.

MARTINS, Bianca Maria Rêgo. O professore-Design de experiências de aprendizagens: tecendo uma epistemologia para inserção do Design na Escola. 2016. 187 p. Tese (Doutorado) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO), Rio de Janeiro, 2016.

MCLUHAN, Marshall. Os meios de comunicação como extensões do homem. Understanding media. São Paulo: Cultrix, 1964. 408 p.

MINAYO, Maria Cecília de Souza. Pesquisa Social: teoria, método e criatividade.Petrópolis, RJ: Vozes, 2015. 114 p.

POMBO, Olga. Interdisciplinaridade e integração dos saberes. Liinc em Revista, Rio de Janeiro, v. 1, n. 1, pp. 3-15, 2005.

PORTUGAL, Cristina. Design, educação e tecnologia. Rio de Janeiro: Rio Books, 2013. 144p.

SCHWAB, Klaus. A quarta revolução industrial. São Paulo: Edipro, 2019. 160 p.

THIOLLENT, Michel. Metodologia da pesquisa-ação. São Paulo: Cortez, 2011. 136 p.

WORLD ECONOMIC FORUM. The future of Jobs Report 2020. Switzerland: Word Economic Forum, 2020. 163 p.




DOI: https://doi.org/10.35522/eed.v31i3.1808

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2023 Liliane de Fátima Grein, Everton Bedin, Caroline Medeiros Marins de Almeida

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - NãoComercial 4.0 Internacional.

Revista Estudos em Design, Rio de Janeiro, RJ, Brasil, ISSN Impresso: 0104-4249, ISSN Eletrônico: 1983-196X

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.