Panorama da atuação em design gráfico na comunicação das universidades federais brasileiras
Resumo
Palavras-chave
Texto completo:
PDFReferências
AGÊNCIA BRASIL. Confira a lista de cargos extintos ou vedados pelo governo. 2019. Disponível em: https://agenciabrasil.ebc.com.br/economia/noticia/2019-12/confira-lista-de-cargos-extintos-ou-vedados-pelo-governo. Acesso em: 2 dez. 2020.
ALMEIDA, Marcelo Lustosa Cabral de. Apontamentos para melhor gestão do trabalho dos programadores visuais no centro de comunicação da universidade federal de minas gerais. Universidade Federal de Minas Gerais, 2016.
ALVES, Cristiano. Gestão da comunicação das Universidades Federais: mapeamento das ações e omissões. Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho, 2015.
BARRETO, Arnaldo Lyrio; FILGUEIRAS, CarlosAlberto Lombardi. Origens da universidade Brasileira. Quimica Nova, v. 30, n. 7, p. 1780–1790, 2007. DOI: 10.1590/S0100-40422007000700050.
BENTO, Mateus da Silva. Interconexões entre comunicação e design : em busca de um trabalho conjunto em assessorias de comunicação. Conexões - Revista de relações públicas e comunicação organizacional, v. 1, n. 2, p. 45–61, 2018.
BRANDÃO, Elizabeth Pazito. Conceito de comunicação pública. In: Comunicação pública: estado, mercado, sociedade e interesse público. 3. ed. São Paulo: Atlas, 2012.
BRASIL. Lei no 11.091, de 12 de janeiro de 2005. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004-2006/2005/lei/L11091compilado.htm. Acesso em: 2 dez. 2020.
DDC. The Design Ladder: Four steps of design use. Dansk Design Centre, 2015. Disponível em:https://ddc.dk/en/design-ladder-four-steps-design-use. Acesso em: 5 jan. 2021.
HOLANDA, Ana Emília Galvão; BRANDÃO, Pâmela de Medeiros. Comunicação integrada em uma universidade pública: um modelo para análise situacional na perspectiva da teoria da comunicação integrada e da análise de redes sociais. Revista Observatório, v. 5, n. 4, p. 502–524, 2019. DOI: 10.20873/uft.2447-4266.2017v5n4p502.
KUNSCH, Margarida Maria Krohling. Universidade e comunicação na edificação da sociedade. São Paulo: Edições Loyola, 1992.
KUNSCH, Margarida Maria Krohling. Planejamento de Relações Públicas na comunicação integrada. 4. ed. São Paulo: Summus, 2003.
KUNSCH, Margarida Maria Krohling. Gestão estratégica em comunicação organizacional e relações públicas. 2. ed. São Caetano do Sul: Difusão Editora, 2009.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Ofício Circular no 015/2005/CGGP/SAA/SE/MEC. 2005. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/arquivos/pdf/canalcggp/oficios/oc01505.pdf. Acesso em: 2 dez. 2020.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. e-MEC - 2 v.5.849.5-7049. 2021. Disponível em: https://emec.mec.gov.br/. Acesso em: 18 nov. 2021.
SILVA, Franklin. Reflexões sobre o conceito e a função da universidade pública. Estudos Avançados, v. 15, n. 42 SE-Educação Superior, 2001.
TORQUATO, Francisco Gaudêncio. Comunicação nas organizações: empresas privadas,instituições e setor público. São Paulo: Summus, 2015.
DOI: https://doi.org/10.35522/eed.v31i1.1575
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2023 Marina Granja Arakaki, Olympio Pinheiro, Mariano Lopes de Andrade Neto
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - NãoComercial 4.0 Internacional.
Revista Estudos em Design, Rio de Janeiro, RJ, Brasil, ISSN Impresso: 0104-4249, ISSN Eletrônico: 1983-196X
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.