Imagens Gastronômicas nas Redes: Design, Composição e Sintaxe Visual
Resumo
A atenção do consumidor se converteu em um fator crucial para a definição da dieta de cada um. Neste processo, a imagem se tornou uma ferramenta importante para tomadas de decisão no âmbito da alimentação. Este projeto, dentro do contexto apresentado, analisou, por meio das redes sociais Instagram e Facebook, dois perfis gastronômicos populares no Brasil: @tastemadebr e @tudogostosooficial. Metodologicamente, a pesquisa realizou uma coleta de dados, extraídos dos feeds dos perfis, tais como o número de seguidores e curtidas; entrevistas com profissionais dedicados à produção dessas imagens; análise da audiência e interação de seguidores com os perfis; e estudo de sintaxe visual das imagens de maior e menor engajamento. Como resultado, obteve-se um conjunto de dados para a compreensão dos fatores ligados ao Design Gráfico que contribuem para o êxito na comunicação digital no segmento da alimentação.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFReferências
AMBROSE, Gavin; HARRIS, Paul. Imagem. Porto Alegre: Editora Bookman, 2009. 176 p.
BAUMAN, Zygmunt. Modernidade líquida. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2001. 223 p.
BOURDIEU, Pierre. The forms of capital. In: Richardson, John. Handbook of Theory and Research for the Sociology of Education. Westport (CT): Greenwood Press, 1986.Cap. 1, pp. 241-255.
DONDIS, Donis A. Sintaxe da Linguagem Visual. São Paulo: Editora Martins Fontes, 2007. 248 p.
EIS, Diego. RGB e HSL. Tableless, [S.l.], 27 jun. 2011. Disponível em: https://tableless.com.br/rgb-e-hsl/. Acesso em: 5 jul. 2022.
GOMES FILHO, João. Gestalt do objeto: sistema de leitura visual da forma. São Paulo: EscriturasEditora, 2000. 144 p.
MEJOVA, Yelena; ABBAR, Sofiane; HADDADI, Hamed. Fetishizing Food in Digital Age: #foodporn Around the World. International AAAI Conferenceon Web and Social Media, Palo Alto (CA), mar. 2016. Disponível em: https://www.aaai.org/ocs/index.php/ICWSM/ICWSM16/paper/view/12998/12745. Acesso em: 4 jul. 2022.
NOBLE, Ian; BESTLEY, Russell. Pesquisa Visual:introdução às metodologiasde pesquisa em design gráfico. 2. ed. Porto Alegre: EditoraBookman, 2013. 224 p.
WHITE, Jan V. Editing by Design:for designers, art directors, and editors: the classic guide to winning readers. New York (NY): Allworth Press, 2003. 247 p.
LITTON, Gaston. O livro e suahistória. São Paulo: McGraw-Hill, 1975. 284 p.
FLUSSER, Vilém. O mundo codificado: por uma filosofia do design e da comunicação. São Paulo: Ubu Editora, 2017. 224 p.
CARDOSO, Rafael. Design para um mundo complexo. São Paulo: Ubu Editora, 2016. 213 p.
GONÇALVES, Isabella Camargo. Design multiplataforma: da revista ás redes sociais. Iniciação Científica pela Faculdade de Arquitetura, Urbanismo e Design da Universidade de São Paulo (USP), 2022.
BERARDO, Roberta. Cores no Cinema. São Paulo, 2020. Disponível em: https://coresnocinema.superhi.com/. Acessoem: 4jul. 2022.
DOI: https://doi.org/10.35522/eed.v30i3.1530
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2022 Vitória Campos Moreira Tavares, Gustavo Orlando Fudaba Curcio
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - NãoComercial 4.0 Internacional.
Revista Estudos em Design, Rio de Janeiro, RJ, Brasil, ISSN Impresso: 0104-4249, ISSN Eletrônico: 1983-196X
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.