Imagens Gastronômicas nas Redes: Design, Composição e Sintaxe Visual

Vitória Campos Moreira Tavares, Gustavo Orlando Fudaba Curcio

Resumo


A atenção do consumidor se converteu em um fator crucial para a definição da dieta de cada um. Neste processo, a imagem se tornou uma ferramenta importante para tomadas de decisão no âmbito da alimentação. Este projeto, dentro do contexto apresentado, analisou, por meio das redes sociais Instagram e Facebook, dois perfis gastronômicos populares no Brasil: @tastemadebr e @tudogostosooficial. Metodologicamente, a pesquisa realizou uma coleta de dados, extraídos dos feeds dos perfis, tais como o número de seguidores e curtidas; entrevistas com profissionais dedicados à produção dessas imagens; análise da audiência e interação de seguidores com os perfis; e estudo de sintaxe visual das imagens de maior e menor engajamento. Como resultado, obteve-se um conjunto de dados para a compreensão dos fatores ligados ao Design Gráfico que contribuem para o êxito na comunicação digital no segmento da alimentação.


Palavras-chave


: Design, Imagens, Alfabetismo Visual, Redes Sociais, Gastronomia.

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DOI: https://doi.org/10.35522/eed.v30i3.1530

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Revista Estudos em Design, Rio de Janeiro, RJ, Brasil, ISSN Impresso: 0104-4249, ISSN Eletrônico: 1983-196X

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