Branding em língua de sinais: a relação entre o design e a Libras na gestão de marcas

Luis dos Santos Miguel, Fernanda Henriques

Resumo


Branding é um conjunto de estratégias dedicado à gestão de marcas, responsável por construir a imagem de uma organização, produto ou serviço perante o público. Dentre esses recursos estão a criação de um nome próprio (naming) e uma identidade visual. Essas temáticas são abordadas em estudos no campo do design, sobretudo na área do design gráfico. Contudo, a maior parte desses estudos não considera a comunicação das marcas em línguas de sinais, apesar dessas línguas também serem manifestadas visualmente. Assim, este artigo tem como objetivo investigar como projetos de design voltados para a comunicação de marcas podem envolver a Língua de Sinais Brasileira. Para isso, foi realizada uma revisão de literatura abordando questões relativas a marcas e à linguística de línguas de sinais. Também foi feito um estudo de caso do projeto NuLIBRAS, dafintech Nubank, para analisar como a Libras foi incorporada na comunicação dessa marca. Foram identificadas três medidas principais: o sinal próprio como parte da identidade da marca, a elaboração de conteúdos informativos e o fornecimento de um canal de atendimento.


Palavras-chave


design, identidade visual, naming, Língua de Sinais Brasileira, marca.

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DOI: https://doi.org/10.35522/eed.v30i1.1387

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