O estilo Lo-Fi na atualidade e a análise de sua expressão intencional ou não-intencional no design gráfico

Leandro Tadeu Catapam

Resumo


Este estudo busca identificar o estilo Lo-Fi como a expressão da baixa qualidade nas produções de design gráfico, agregando a análise do caráter intencional ou não-intencional na aplicação de critérios de execução do estilo. Como ponto de partida registra-se uma discussão teórica sobre o tema para estabelecer as dimensões estilísticas através das características do design pós-moderno, inserindo exemplos vernaculares do design Lo-Fi. O âmbito da música experimental vanguardista e do movimento brasileiro Tecnobrega serviram como base para a produção de um quadro de referências do estilo, meios de produção e técnicas visuais, com o objetivo de sintetizar o perfil do design Lo-Fi.

Palavras-chave


pós-moderno; vernacular; lo-fi, tecnobrega.

Texto completo:

PDF

Referências


AMARAL, C. F.; QUEIROZ, L. L. O design vernacular nos espaços contemporâneos. In: IX Simpósio Interdisicplinar do LaRS – Laboratório da Representação Sensível, Rio de Janeiro, set. 2011. Anais do IX Simpósio Interdisciplinar do LaRs: Palavras e Coisas. Rio de Janeiro: Departamento de Artes e Design, PUC-Rio, 2011. Disponível em http://www.simposiodesign.com.br/

CARDOSO, T. S. Funções não-representativas no design gráfico pós-moderno. São Paulo, 2010. Dissertação (Mestrado em Comunicação e Semiótica) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2010.

CAUDURO, F. V. Design gráfico: do monótono ao entrópico. In: 1º Congresso Internacional da Sociedade Brasileira da Informação, Recife, 08 a 13 set. 2003. Anais do 1º Congresso Internacional da Sociedade Brasileira da Informação. Recife: Universidade Federal de Pernambuco, 2003. CD-ROM.

CAUDURO, Flávio Vinícius. Desconstrução e Tipografia Digital. Revista Arcos, Design, Cultura, Material e Visualidade, ESDI/UERJ, vol.1, n° 5, out. 1998.

GARAY, B. Design gráfico e espírito jazzístico: reflexões sobre inovação constante. In: 2º Congresso Internacional de Pesquisa em Design-Brasil, Rio de Janeiro, out. 2003. Anais do 2º Congresso Internacional de Pesquisa em Design-Brasil. Rio de Janeiro: ANPEDesign – Associação Nacional de Pesquisa em Design, 2003. CD-ROM.

GARAY, B. Música e design gráfico: algumas considerações. In: 1º Congresso Internacional de Pesquisa em Design-Brasil, Rio de Janeiro, out. 2002. Anais do 2º Congresso Internacional de Pesquisa em Design-Brasil. Rio de Janeiro: ANPEDesign – Associação Nacional de Pesquisa em Design, 2002. CD-ROM.

JOHNSON, H.; CARRUTHERS, L. Supporting creative and reflective processes. International Journal of Human-Computer Studies, n.º 64, p. 998-1030, jun. 2006.

KOPP, R. Design gráfico cambiante. Santa Cruz do Sul: EDUNISC, 2004.

LEMOS, R.; CASTRO, O. Tecnobrega: o Pará reinventando o negócio da música. Rio de Janeiro: Aeroplano, 2008.

LEWIS, John. Typography: basic principles - influences and trends since the 19th century. Londres: Studio Vista, 1967.

NASCIMENTO, R. Maria Minerva, que vem ao Brasil, discute sua voz. In: Jornal Estadão, 2012. Disponível em http://www.estadao.com.br/noticias/impresso,maria-minerva-que-vem-ao-brasil-discute-sua-voz-,968936,0.htm

NORMAN, D. A. Emotional design: why we love (or hate) everyday things. New York: Basic Books, 2004.

POYNOR, Rick. Abaixo as regras: design gráfico e pós-modernismo. Porto Alegre: Bookman, 2010.

RAHDE, M. B. F.; CAUDURO, F. V. Algumas características das imagens contemporâneas. Revista Fronteiras, vol. 7, n.º 3, p. 195-205, set/dez. 2005.

SILVA, L.; SILVA, S. A. Mímesis criativa: um conceito aristotélico aplicado ao design. In: IX Simpósio Interdisciplinar do LaRS – Laboratório da Representação Sensível, Rio de Janeiro, set. 2011. Anais do IX Simpósio Interdisciplinar do LaRs: Palavras e Coisas. Rio de Janeiro: Departamento de Artes e Design, PUC-Rio, 2011. (http://www.simposiodesign.com.br/)

STONE, T. L. Lo-fi graphics: get inventive (but stay inexpensive) with attitude and aesthetics. In: Dynamic Graphics and Create Magazine, 2005. Disponível em http://38.126.102.66/dgm/Article/28491/index.html




DOI: https://doi.org/10.35522/eed.v21i2.135

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2020 Leandro Tadeu Catapam

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - NãoComercial 4.0 Internacional.

Revista Estudos em Design, Rio de Janeiro, RJ, Brasil, ISSN Impresso: 0104-4249, ISSN Eletrônico: 1983-196X

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.