Contribuição do design para a alfabetização: uma experiência na criação de um jogo com participação da criança
Resumo
Este artigo apresenta e discute uma experiência de criação de um jogo que incentiva o processo de reconhecimento de letras e formação de palavras, destinado a crianças em fase de alfabetização. Para alcançar tal propósito, adotou-se como estrutura simplificada os procedimentos metodológicos de Munari (1998), que foram sistematizados em apenas três fases: definição do problema e coleta de dados; geração de alternativas; e avaliação dos modelos propostos. Ademais, utilizou-se a abordagem do design colaborativo para compreender o interesse e a percepção do público-alvo sobre o artefato projetado. Como resultado, esse processo possibilitou a geração de quatro modelos que foram, posteriormente, avaliados com a participação da criança. Esta investigação pretende contribuir para a discussão sobre métodos de design e processos de alfabetização.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFReferências
BROÜGÈRE, Gilles. Jogo e educação. Trad. Patrícia Chittoni Ramos. Porto Alegre: Artes Médicas, 1998.
BROÜGÈRE, Gilles. Brinquedos e companhia. Trad. Maria Alice Sampaio Doria. São Paulo: Cortez, 2004.
LOPES, C. E. Os desafios para educação estatística no currículo de matemática. In: LOPES, C. E.; COUTINHO, C. de Q. e S.; ALMOULOUD, S. A. (org.) Estudos e reflexões em educação estatística. Campinas: Mercado de Letras, 2010.
FERREIRO, Emilia. Alfabetização em processo. Trad. Sara Cunha Lima. São Paulo: Cortez, 2005a.
FERREIRO, Emilia. Com todas as letras. Trad. Maria Zilda da Cunha Lopes. São Paulo: Cortez, 2005b.
FONTANA, Cleide Madalena. A importância da psicomotricidade na educação infantil. 2012. 78 p. Monografia (Especialização em Educação: Métodos e Técnicas de Ensino) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2012.
KISHIMOTO, Tizuko Morchida (org.). Jogo, brinquedo, brincadeira e a educação. São Paulo: Cortez, 2007.
KISHIMOTO, Tizuko Morchida (org.). O brincar e suas teorias. São Paulo: Cengage Learning, 2010.
LAWSON, Alexander S. Anatomy of a Typeface. Boston: David R Godine, 1990.
MUNARI, Bruno. Artista e designer. Portugal: edições 70, 2001.
MUNARI, Bruno. Das coisas nascem coisas. São Paulo: Martins Fontes, 1998.
MUNARI, Bruno. Design e comunicação visual: contribuição para uma metodologia didática. São Paulo: Martins Fontes, 1997.
MUNARI, Bruno. I laboratori tattili: a cura di Bruno Munari. Itália: Zanichelli, 1985.
MUNARI, Bruno. Fantasia. Lisboa: Edições 70, 2007.
SCHÖN, D. A. Educando o profissional reflexivo: um novo design para ensino e a aprendizagem. Trad. Roberto Cataldo Costa. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 2000.
SOARES, Magda. Alfabetização e letramento. 6. ed. São Paulo: Contexto, 2011.
SOARES, Magda. Letramento e alfabetização: as muitas facetas. In: REUNIÃO ANUAL DA ANPED, 26., 2003, Poços de Caldas. Revista Brasileira de Educação. Poços de Caldas, MG: Universidade Federal de Minas Gerais, 2003. (GT Alfabetização, leitura e escrita).
VIGOTSKY, Lev. A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 2007.
DOI: https://doi.org/10.35522/eed.v29i2.1216
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2021 Laura Caroline Dias Fernandes, Elizabeth Romani, Lorena Gomes Torres de Oliveira
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - NãoComercial 4.0 Internacional.
Revista Estudos em Design, Rio de Janeiro, RJ, Brasil, ISSN Impresso: 0104-4249, ISSN Eletrônico: 1983-196X
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.